Sal: vilão da alimentação saudável

O consumo em excesso de sódio, substância presente no sal de cozinha, pode causar danos à saúde e resultar em doenças como hipertensão, pedras nos rins, insuficiência renal, envelhecimento e retenção de líquidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é não ultrapassar o limite de 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal (uma colher de chá).

O problema é que a maioria dos brasileiros comete exageros na alimentação e chega a consumir mais de 12 gramas de sal diariamente. De acordo com o Ministério da Saúde, 30% do sal consumido no país vem de produtos industrializados e os outros 70% são de refeições caseiras.

A recomendação dos nutricionistas é que as pessoas tenham atenção aos rótulos dos produtos e observem a quantidade de sódio presente em cada um deles. A lista dos alimentos com maior quantidade de sódio inclui itens como temperos prontos, carnes processadas, macarrão instantâneo, produtos congelados, enlatados e fast-food.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, é possível substituir o sal por ingredientes mais saudáveis, sem comprometer o sabor dos pratos. Uma boa recomendação é priorizar temperos naturais, como alho, cebola, orégano, manjericão, salsinha, coentro, louro, tomilho e gengibre. Os alimentos ricos em açúcar e gordura também são muito prejudiciais à saúde. Eles favorecem o ganho de peso e aumentam o risco de desenvolver diabetes, colesterol e outras doenças. Na hora de ir ao supermercado, evite comprar biscoitos recheados, chocolates, barras de cereal, pizzas, pães, bolos, sorvete, confeitados, molhos, condimentos, sucos, refrigerantes e outras bebidas industrializadas.

Dicas para reduzir o consumo do sal no dia a dia
Pequenas mudanças podem fazer diferença na rotina de quem precisa ter uma alimentação mais saudável e reduzir o consumo de sal. Confira algumas sugestões:

  • Na hora das refeições, não deixe o saleiro na mesa para evitar o consumo exagerado desse ingrediente.
  • Diminua a quantidade de sal na alimentação gradativamente para acostumar o paladar aos poucos.
  • Dê preferência a comidas grelhadas ou assadas e evite pratos com excesso de molhos.
  • Leia o rótulo dos produtos: prefira alimentos com menos de 0,25g de sal por porção e evite os que têm mais de 1g.
  • Produtos como ketchup, mostarda e azeitonas devem ser consumidos com moderação. Substitua o sal por ervas e especiarias para temperar seus pratos.