
O inverno está chegando e algumas doenças têm maior incidência nessa época do ano. A pneumonia é uma delas. O que muitos não sabem é que a pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Embora seja uma doença muito associada à velhice, é essencial destacar que qualquer pessoa, em qualquer idade, está sujeita a contrair uma pneumonia, daí a importância de reconhecer os sintomas:
– Febre alta;
 – Tosse;
 – Dor no tórax
 – Alterações da pressão arterial;
 – Confusão mental;
 – Mal-estar generalizado;
 – Falta de ar;
 – Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
 – Toxemia (excesso de toxinas no sangue);
 – Prostração.
Como se prevenir:
 – Não fume e não beba exageradamente;
 – Observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas;
 – Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura;
 – Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.
Tratamento:
 O tratamento de pneumonia requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.
 




