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Por que os fundos de pensão do Brasil perderam 31 bilhões de reais em 2014?

Suspeita de ingerência, má gestão e crise compõem o quadro do segundo déficit seguido Em agosto de 2003, o então presidente Lula reuniu seus ministros e os presidentes de Funcef (Caixa Econômica), Previ (Banco do Brasil) e Petros (Petrobras), os três maiores fundos de pensão do país, para pedir a colaboração no financiamento de projetos de infraestrutura no país. Desde então, esses e outros fundos de previdência complementar com patrocinadores públicos se tornaram protagonistas de vários projetos governamentais, como as recentes concessões de aeroportos à iniciativa privada, mas também passaram a levantar suspeitas sobre a forma como são geridos. Após dois anos seguidos de resultados negativos (de 22 bilhões de reais em 2013 e 31 bilhões de reais em 2014), o cerco se fecha contra os fundos, que devem ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. Na época em que Lula pediu o auxílio desses investidores, os então 361 fundos de pensão do país (de patrocinadores públicos e privados) detinham um patrimônio de 208 bilhões de reais. Hoje, os cerca de 320 somam 704 bilhões de reais e ostentam o oitavo patrimônio mundial do setor, atendendo a sete milhões de pessoas. O aparente sucesso, resultado de uma rentabilidade de quase 300% nos últimos 11 anos, não parece capaz de blindar os planos após o segundo déficit consecutivo do setor, principalmente depois de o Postalis, fundo de pensão dos Correios, fechar o terceiro ano seguido com resultado negativo, desta vez de 5,6 bilhões de reais, como consequência de duvidosos investimentos em títulos públicos da Venezuela e da Argentina e nas empresas do empresário Eike Batista, entre outros (leia “Quem paga a conta?”). As escolhas dos diretores do Postalis podem ser apenas resultado de equívocos, mas o fato de o fundo ser controlado por dirigentes indicados pelo PT e pelo PMDB levanta suspeitas de ingerência política em seus investimentos. E a desconfiança está espalhada por todos os fundos cujo patrocinador é público. Em carta aberta divulgada no ano passado, conselheiros da Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros (Fenaspe) reclamam da “aquisição de diversos ativos que temos denunciado como prejudiciais à Fundação, em especial relativas aos investimentos em infraestrutura em ‘parceria’ com o Governo Federal”. O Petros investiu, por exemplo, junto com Funcef e Previ, na Sete Brasil, criada para fornecer sondas para a exploração do pré-sal e que acabaria envolvida nas denúncias da Operação Lava Jato. É com base em episódios como esse que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) encampou uma CPI para investigar os fundos de pensão patrocinados por estatais, que foi criada em maio e aguarda apenas as indicações partidárias para ser instalada. Segundo ele, “são raros os fundos de pensão controlados pelo Governo federal que não representam problemas graves” — Cunha Lima poupa apenas o Previ em suas entrevistas, porque seria um fundo administrado de maneira “mais transparente”. Quem paga a conta? “O que aconteceu no Postalis foi como a queda de um avião”, resume a presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Claudia Ricaldoni. Segundo ela, “todas as travas falharam” para que o fundo registrasse seu terceiro déficit seguido. Não bastasse isso, uma resolução aprovada em 2008 obriga dos participantes dos planos a dividir os lucros e os prejuízos com a patrocinadora do fundo em caso de três resultados seguidos de superávit ou déficit. Para Ricaldoni, a Resolução 26 é “a tragédia das tragédias”, “o maior crime cometido no sistema”. Como resultado dela, a Previ, por exemplo, repassou metade do superávit de 15 bilhões de reais ao Banco do Brasil em 2010. Pela mesma regra, os participantes da Postalis teriam de arcar uma cobrança extra de 25,98% de seus salários durante 15 anos para cobrir o rombo de 5,6 bilhões do ano passado. Como os participantes atribuem o resultado à má gestão do fundo e não pretendem pagar a conta, o caso foi parar na Justiça. Segundo o diretor da Previc, Carlos de Paula, que supervisiona o setor dos fundos de pensão, no momento “há uma discussão no âmbito do órgão regulador, o Conselho Nacional de Previdência Complementar, em relação à solvência do sistema e ao tratamento do déficit e do superávit”. “Essa é uma discussão rica e o órgão regulador vai precisar de posicionar observando o contexto que estamos vivendo”, diz. Diretor presidente da Funcef, Carlos Caser não nega as dificuldades por que passam os fundos, e atribui as perdas dos últimos anos a “uma performance bastante ruim da renda variável [Bolsa de Valores] desde o início da crise em 2008”. Caser, que é vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), alega que, nos últimos sete anos, o mercado de ações teve uma performance negativa de mais de 20%. O diretor da Funcef prevê que os fundos só devem começar a se recuperar definitivamente em 2017, e destaca que “ter déficits e superávits faz parte dos fundos”. A análise é corroborada pelo diretor da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos de Paula. Em entrevista ao EL PAÍS, De Paula disse que “infelizmente existe algum desvio de comportamento, mas ele é residual”. Segundo o gestor, “um déficit não necessariamente tem a ver com má gestão”, e “o Estado tem sido, nesse aspecto, intolerante: onde houve desvio de comportamento, o Estado atuou e autuou”. Relatórios sigilosos da Previc revelados pelo jornal O Estado de S.Paulo e não confirmados pela supervisora dos fundos dão conta de que os gestores dos fundos de pensão dos Correios não agiram “com zelo e ética” ao investir. Por enquanto, o Postais conseguiu evitar uma intervenção da Previc. Presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Claudia Ricaldoni considera o caso Postalis uma exceção, “de uma má gestão, para dizer pouco”, e lamenta que os verdadeiros problemas dos fundos, como a necessidade de dar mais voz aos participantes dos planos nas decisões de investimento, sejam relegados a segundo pleno por conta de uma “luta política no Brasil”.”O que está acontecendo hoje no sistema é reflexo do que

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Eventos

Na AMBEP Fortaleza, jantar em homenagem ao Dia dos Pais foi suspenso

O evento que seria realizado no dia 28, nesta sexta-feira (amanhã), às 20h, no Restaurante do Hotel Tropical, foi suspenso em decorrência do número de interessados não atingir o quorum expressivo de associados. Os associados que fizeram suas reservas com antecedência na AMBEP Fortaleza deverão entrar em contato com o Posto, a fim de receber a devolução do dinheiro referente ao valor do ingresso. Telefone: (85) 3226-8684 – Rua Pedro Borges, 20 – s/ 2003 – Centro.

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Edital de convocação já foi publicado no Diário Oficial da União

No último dia 13, a Comissão Eleitoral da Petros se reuniu na sede da Fundação, no Rio de Janeiro, para dar início aos trabalhos referentes à eleição que será realizada em outubro deste ano, conforme regulamento aprovado pelo Conselho Deliberativo. Os eleitores poderão escolher duas duplas para o Conselho Deliberativo (uma representante dos assistidos e outra para representante dos participantes e assistidos) e uma dupla para o Conselho Fiscal (representante dos assistidos). O edital de convocação, publicado no Diário Oficial da União em 17 de agosto, ficará disponível na íntegra aqui no Portal da Petros – veja o link abaixo. A votação terá início no dia 14 de outubro a partir das 9 horas e terminará no dia 28 de outubro pontualmente às 17 horas (horário de Brasília). O eleitor poderá votar pela Internet ou pelo telefone. A escolha será feita por eleição direta e poderão votar todos os participantes e assistidos inscritos na Fundação até 31 de julho de 2015. De acordo com o regulamento, o eleitor escolherá somente um candidato e seu respectivo suplente para cada colegiado. É importante que todos leiam o regulamento eleitoral e acompanhem as informações dos candidatos e seus respectivos programas, por meio das informações publicadas no Portal da Petros, e escolham seus representantes com responsabilidade. As instruções estarão no Portal da Petros e serão enviadas aos eleitores juntamente com o material para votação na época da votação. Como se candidatar Para se candidatar, é necessário que os participantes preencham os requisitos previstos no edital. Os postulantes aos conselhos deverão entregar à Petros o “Requerimento da Inscrição” e o “Termo de Responsabilidade” assinados pelo titular e respectivo suplente (link abaixo); bem como uma foto 3×4 por meio digital, em alta resolução (ideal é 300 dpi); currículo resumido, com no máximo 600 caracteres, e um resumo do programa de trabalho da dupla (com no máximo 280 caracteres). A documentação deve ser endereçada à Comissão Eleitoral e a entrega feita na sede do Rio de Janeiro ou nos Postos de Atendimento de Salvador, Santos ou Aracaju. Conforme o edital, os candidatos também poderão fazer a inscrição por e-mail (comissãoeleitoral@petros.com.br) dentro do período publicado no edital. Lisura do processo Para garantir total lisura o processo está sendo conduzido pela Comissão Eleitoral, constituída por oito integrantes com seus respectivos suplentes, sendo quatro indicados pela Petros e quatro pelos sindicatos e associações com maior número de participantes e assistidos, e será certificado por uma empresa especializada em segurança da informação. Para mais informações, clique nos links abaixo: – Edital de Convocação para Eleição de 2015 – Regulamento Eleitoral 2015 – Requerimento de Inscrição – Termo de Responsabilidade do Titular – Termo de Responsabilidade do Suplente – Código de Conduta e Ética da Petros (Fonte: Portal da Petros, 14/08/2015)

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AMBEP envia carta à Gerência de RH da Petrobras sobre Benefício Farmácia

Em carta assinada pelo presidente da AMBEP, Julio Guedes da Conceição, enviada à Gerência de Recursos Humanos da Petrobras, datada de 25 de agosto de 2015, a Associação apresenta as dificuldades enfrentadas pela Global Saúde no gerenciamento do Benefício Farmácia e, em consequência, a situação constrangedora dos seus usuários, especialmente as pessoas mais idosas, em sua maioria para tratamento de doenças como câncer, diabetes, hepatite e questões cardíacas. Clique aqui e leia a íntegra da carta

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Benefícios: Aposentados e pensionistas recebem adiantamento do 13º salário em setembro

Pagamento seguirá calendário mensal dos benefícios que começa no dia 24 Da Redação (Brasília) – O pagamento da primeira parcela da gratificação natalina – conhecida como 13º salário – a mais de 28 milhões de segurados da Previdência Social começa no dia 24 de setembro e acompanhará o calendário mensal, que prossegue até o dia 7 de outubro. Essa é a terceira vez que o adiantamento – estabelecido em 2006 – será depositado junto com os benefícios de setembro. No total serão pagos cerca de R$ 16 bilhões. O ministro Carlos Gabas lembrou que o Ministério da Previdência Social e o Ministério da Fazenda buscavam uma “alternativa responsável” para manter o calendário da antecipação que, apesar de não estar prevista em lei, é parte de um acordo que vem sendo cumprido pelo governo há nove anos. Com o equacionamento de problemas que afetavam as receitas, o governo manteve o adiantamento. Esta será a décima vez consecutiva que a antecipação é garantida. O decreto com a medida será publicado nos próximos dias. Nesta primeira parcela não será descontado o Imposto de Renda (IR) – no caso de valores que estejam dentro das faixas de cobrança. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só será pago quando for depositada a segunda parcela da gratificação natalina, de 24 de novembro a 7 de dezembro. Entre os beneficiários da antecipação, cerca de 70% recebem o salário mínimo, e não terão o desconto. Antecipação do 13º salário aos segurados da Previdência Social Calendário – Os depósitos começam no dia 24 de setembro para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, descontando-se o dígito. Os segurados que recebem acima do mínimo terão seus benefícios creditados a partir do dia 1º de outubro (veja a Tabela mensal de pagamentos de benefícios 2015). Extrato de pagamento – O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet a partir do dia 24 de setembro. Valor da antecipação – Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício a partir de janeiro desse ano. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão recebendo auxílio-doença também terão uma parcela menor do que os 50%. Como esse é um benefício temporário, é calculada a antecipação proporcional ao período. Não recebem – Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais (Loas) não têm direito ao 13º salário, o que corresponde a cerca de 4,380 milhões de benefícios. (Fonte: INSS/Assessoria de Comunicação, 25/8/2015)  (Clique aqui e leia nota publicada no portal da Petros sobre o assunto)

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ANP confirma 22 empresas inscritas em leilão; Petrobras está entre elas

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) confirmou na terça-feira (25) a inscrição de mais 22 empresas para a 13ª rodada de licitações de áreas para exploração e produção de petróleo no Brasil. Entre elas, estão a Petrobras, a americana Exxon e a francesa Total, que é sócia da Petrobras na área de Libra. Com a nova lista, são 34 empresas já inscritas para o leilão. A agência havia divulgado uma primeira lista com 12 petroleiras na semana passada. Outras cinco companhias ainda terão o pedido de inscrição analisado. Marcado para o dia 7 de outubro, o leilão vai oferecer 266 blocos em 10 bacias sedimentares brasileiras. Não estão incluídas áreas do pré-sal. A nova lista de inscritos inclui ainda a russa Rosneft, a britânica BP, a norueguesa Statoil, a americana Anadarko, a japonesa Mitsui e companhias brasileiras, como a Queiroz Galvão. A primeira lista trazia a anglo-holandesa Shell, a portuguesa Galp e a angolana Sonangol, além de pequenas petroleiras brasileiras. (Fonte: Folha S. Paulo, 25/8/2015)  

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Ambepiana conquista medalhas de ouro em natação na Colômbia

A associada da AMBEP Salvador, Marília Barreiros continua sendo notícia quando o assunto é a natação. A “papa” medalhas nas piscinas, e presidente da Associação de Nadadores Masters da Bahia, conquistou de forma brilhante 14 medalhas no Campeonato Panamericano Y Sudamericano, realizado na Colômbia, na cidade de Medellin, em junho passado. Na competição, a atleta conquistou seis medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze. Marília Barreiros, 77 anos, ostenta qualidade de vida que mantém corpo e mente saudáveis e em plena forma, acumulando vários títulos ao longo de sua vitoriosa carreira. Ela divide seu talentoso desempenho nas competições, reconhecendo a importância de sua equipe que exerce um trabalho importante para obter boa performance nas competições. “Esse resultado compartilho com meu técnico Rogério Arapiraca e minha nutricionista Amélia Duarte. Estou muito feliz e realizada”, afirmou. O XII Campeonato Panamericano Y Sudamericano teve vários certames, dentre eles a Maratona Aquática de 3 mil metros disputada na Represa de Guatapé Antioquia. Na estreia da competição foi realizado desfile de abertura com 22 delegações, incluindo Rússia, Holanda, República Checa e Espanha.

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AMBEP Manaus comemora 15º aniversário com pompa e circunstância

A celebração do 15º aniversário da AMBEP Manaus aconteceu no dia 31 de julho, na Casa de Festas Felicitá Eventos com a presença de cerca de 200 pessoas, entre associados, beneficiários e convidados. O presidente da AMBEP Julio Guedes da Conceição prestigiou a comemoração, acompanhado do conselheiro Deliberativo Manoel Pereira Campos. Durante os festejos, o presidente da AMBEP enalteceu “a importância da Representação no Amazonas que, ano passado (2014), ultrapassou a marca de mais de 500 sócios, e representa a porta de entrada para os petroleiros do Amazonas”, afirmou. Ele ressaltou os serviços que a Associação oferece aos seus associados como a Indicação de Profissionais para a Área Médica (Ipam), o Programa de Assistência Jurídica (Projur), a programação social e de entretenimento, além de uma gama de atividades para impulsionar a qualidade de vida e a auto-estima do ambepiano. “Por isso, conclamamos nossos representantes para arregaçar as mangas visando atrair novos petroleiros para se associar à AMBEP”, disse. O representante-procurador da AMBEP Manaus, Moacyr Curuçá de Souza, que substitui Jonas Barbosa, um dos fundadores da da Representação, salientou que a equipe da AMBEP Manaus faz visitas constantes àqueles petroleiros que ainda não ingressaram na Associação e retomará os contatos com as unidades da Petrobras na região, objetivando participar dos Programas de Preparação à Aposentadoria no Amazonas (PPA’s) realizados pela companhia. Um dos momentos marcantes da festa foi o emocionante Parabéns pra você, no qual os participantes da festa se descontraíram e, como gesto de reconhecimento àqueles que construíram a AMBEP no Amazonas, introduziram uma salva de palmas aos dirigentes presentes ao evento.

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Eleições: Ação contra a AMBEP

Na tarde do dia 19 de agosto (4ª feira), a AMBEP, na pessoa do seu Presidente, foi citada para responder a uma ação ordinária declaratória – com pedido de antecipação de tutela – movida pelo Associado Fernando Leite Siqueira, protestando contra a decisão da Comissão Eleitoral que impugnou a Chapa Tiradentes, que assim ficou impossibilitada de concorrer à eleição para a Diretoria da AMBEP Cumpre esclarecer que o Juiz da 45ª Vara Cível da Capital não acolheu o pedido de antecipação de tutela. O Mandado de Citação, datado de 07 de agosto de 2015, estabelece um prazo de 15 dias para a resposta, contado a partir da juntada do mesmo aos autos. A AMBEP está adotando as medidas cabíveis para responder, tempestivamente, à ação. O Processo Eleitoral, porém, segue seu curso normal, obedecendo ao Calendário Eleitoral aprovado na Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo realizada nos dias 24 e 25 de marco de 2015.    

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Em Curitiba, homenagem aos Pais Ambepianos tem participação expressiva

A AMBEP Curitiba comemorou o seu Dia dos Pais com um almoço na Vallejo  Churrascaria, em Pinhais (foto), na região metropolitana de Curitiba, no dia 8 de agosto. O evento teve a participação expressiva dos pais ambepianos, cerca de 90 associados que, acompanhados dos seus familiares — esposas, filhos e netos, degustaram um variado cardápio. Cada pai presente foi agraciado com um singelo brinde.

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AMBEP Porto Alegre anuncia palestra sobre déficit da Petros

A Representação da AMBEP Porto Alegre conclama seus associados para participar da palestra “Situação do Plano Petros déficit e investimentos da Fundação”, que será realizada no dia 2/9 (quarta-feira), às 14h, no auditório do Condomínio Carlos Gomes, na Avenida Carlos Gomes, 222 – térreo – bairro Auxiliadora. Na ocasião, os palestrantes Sérgio Salgado, ex-conselheiro Fiscal da Petros, e Raul Correa Rechden, associado da AMBEP e engenheiro aposentado da Refap, estarão à disposição dos presentes para debater esclarecer pontos da atual situação da Fundação Os ambepianos interessados em participar da palestra devem confirmar sua presença na AMPEP Porto Alegre pelo telefone (51) 3227-7174.

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Folha de agosto não terá adiantamento do 13º benefício do INSS

A partir de 20/8, contracheques poderão ser consultados no portal A folha de pagamento referente ao mês de agosto dos aposentados e pensionistas que recebem por meio do convênio INSS/Petros está sendo fechada hoje (18/8) sem o adiantamento do 13º benefício do INSS, uma vez que o governo não assinou a Medida Provisória autorizando o pagamento. Com isso, a Petros também não irá processar o adiantamento do 13º da parcela de suplementação para os aposentados e pensionistas que optaram por não receber em fevereiro de 2015. A partir de 20 de agosto, a 2ª via do contracheque e o valor líquido a ser creditado já poderão ser consultados no portal. Basta acessar a página e digitar matrícula e senha Petros no canto superior direito. Como a Fundação postergou ao máximo o fechamento da folha de agosto, aguardando a definição sobre o 13º do INSS, eventualmente poderão ocorrer alguns atrasos no recebimento do contracheque. O crédito do benefício, no entanto, está confirmado para o dia 25 de agosto.

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