Outubro Rosa: 7 sintomas que podem indicar o câncer de mama

O tão conhecido nódulo na mama, que pode ser detectado durante o autoexame ou na mamografia, é o primeiro sintoma que vem à mente quando falamos sobre câncer de mama. Existe um importante motivo para isso: o nódulo é um sintoma do estágio inicial e permite o diagnóstico em fase curável da doença. Já os demais sintomas indicam estágios mais avançados do câncer. Daí a importância de se fazer a mamografia anualmente, já que o aparelho é capaz de detectar nódulos ainda menores, que são imperceptíveis no autoexame.

Confira a lista de outros sintomas do câncer de mama e nunca, nunca ignore os sinais. Caso perceba um deles a qualquer momento, procure um médico mastologista:

  • Alteração no formato ou tamanho da mama

O tumor produz uma deformidade nos tecidos adjacentes a ele, fazendo com que a mama aumente (pelo inchaço) ou diminua (pela retração do tecido) de tamanho e fique com o formato alterado.

  • Vermelhidão, calor ou dor na pele da mama

Indica um processo inflamatório causado nos gânglios linfáticos regionais. É normal os seios doerem um pouco durante o período menstrual, mas se a dor for persistente e acompanhada de vermelhidão e calor, procure um médico.

  • Pele da mama semelhante a uma casca de laranja

É um dos principais sintomas do câncer de mama inflamatório, um subtipo que obstrui os vasos da pele da mama. Normalmente é acompanhado de inchaço e vermelhidão.

  • Formação de feridas ou crostas na pele do mamilo

Feridas ou crostas apontam lesões mais superficiais, causadas por uma úlcera local.

  • Coceira frequente na mama ou no mamilo

Geralmente ocorre quando o câncer de mama não conseguiu penetrar de forma grave nos tecidos mamários e se exterioriza dessa forma.

  • Liberação de secreção ou sangue pelo mamilo

Ocorre quando um uma secreção amarelada ou avermelhada sai pelo mamilo. Vale ressaltar que não é dos sintomas mais graves. Trata-se de um sinal de que o tumor está localizado nos ductos mamários e que, em via de regra, o câncer está no estágio inicial.

  • Inversão do mamilo

O mamilo fica invertido quando surge um tumor retroareolar, ou seja atrás da aréola.