Chegou o Outubro Rosa para prevenção ao câncer de mama


O mês de outubro chegou e mais uma importante campanha de saúde se inicia. É o Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor. Em 2017, o Cristo Redentor, que fica no Rio de Janeiro, será um deles.

Atualmente, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as brasileiras e o quinto câncer que mais mata no mundo: são 522 mil por ano. De acordo com o Globocan 2012, esse é o câncer mais comum entre todas as mulheres. Por ano, surgem cerca de 1,6 milhão de novos casos, o que representa 25% de todos os cânceres. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 57.960 novos casos da doença em 2016.

E uma das grandes questões em debate hoje é sobre a idade com a qual a mulher deve começar a fazer os exames preventivos. De acordo com o Ministério da Saúde, a mamografia deve ser realizada a partir dos 50 anos e, somente em casos de câncer de mama e/ou ovário na família, essa idade deve ser inferior. No entanto, para a Sociedade Brasileira de Mastologia, a idade ideal deve ser 40.

O assunto é polêmico, mas o mais adequado é começar a prevenção o quanto antes. Embora a maior incidência de câncer de mama ocorra entre os 50 e 69 anos, uma parcela grande de pacientes é beneficiada pelo diagnóstico precoce antes dessa idade. No caso brasileiro, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Confira, durante o mês de outubro, em nosso portal matérias sobre o câncer de mama e a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce.