Implante dentário: vantagens além da estética

Engana-se quem acredita que o maior benefício de se fazer implantes dentários é a estética. Ela pode até ser o que mais leva as pessoas a fazerem o tratamento, mas os benefícios são ainda maiores do que as pessoas realmente conhecem. Os implantes dentários são alternativas eficazes e seguras para a substituição de um ou mais dentes perdidos, desde as áreas anteriores com muita necessidade estética até os casos de pacientes totalmente desdentados e que usam dentaduras.

Atualmente, uma das grandes vantagens é substituir a falta do dente perdido sem ter de precisar de apoio dos demais dentes. Além de ser uma prótese fixa que não precisa ser removida para limpar, a higiene é feita como nos dentes naturais, com fio dental e escova. Outra vantagem é que a manutenção do implante é feita da mesma maneira que em nossos dentes naturais com visita ao dentista a cada seis meses, como já é recomendado.

Não é à toa que o implante dentário é um dos serviços mais procurados pela terceira idade, já que muitos possuem prótese total ou parcial e, muitas vezes, não conseguem se adaptar, machucando ou limitando a alimentação. “É importante dizer que, hoje, o implante dentário é a melhor solução para ausência ou dentes que serão perdidos por devolver a estética e a função mastigatória com maior conforto ao paciente”, ressalta o Dr. Eduardo Coutinho Conti, da For Dent, credenciado na IPAM do Rio de Janeiro.

O tratamento consiste em duas etapas. A primeira delas é cirúrgica para colocação do implante dentário que substituirá a raiz do dente perdido. Neste caso, o implante é feito de Titanium, especialmente elaborado para uso em corpo humano para que não haja rejeição. A segunda etapa é a protética, na qual é feita a moldagem do implante, seguida pela colocação de um dente de porcelana que pode ser aparafusado ou cimentado. O tempo de duração do tratamento depende de cada caso e da análise do profissional responsável.

O implante dentário não é indicado para crianças em fase de crescimento e pacientes com doenças sistêmicas como HIV e Diabetes que estejam descontroladas. “Nesses casos, a interação entre paciente e médico é muito importante para que a realização do tratamento seja bem-sucedida”, ressalta o Dr. Eduardo Conti.

Na IPAM, o implante consta da tabela de preços praticadas e pode ser executado pelo profissional indicado em nossa lista. Faça uma pesquisa aqui.