Como manter a saúde mental durante a quarentena

Como manter a saúde mental durante a quarentena

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A pandemia do COVID-19 se espalhou pelo mundo e mudou a rotina na vida de milhares de pessoas. Uma das principais medidas de contenção ao vírus é o isolamento social, que pode causar algumas consequências negativas na saúde mental, porque as pessoas – principalmente os idosos – podem se sentir sozinhas ou mais ansiosas do que o normal. Para quem já sofre de um transtorno mental, como depressão, o confinamento pode facilitar o agravamento do quadro. Confira algumas dicas para amenizar os impactos do isolamento de pessoas neste período:

  • Pergunte e converse sobre as histórias antigas da família e reveja junto dos familiares fotos de momentos importantes, que tragam boas recordações. Isso ajuda a dar sentido positivo;
  • Procure jogos de mesa, como damas ou dominó, por exemplo, para jogar junto com a família;
  • Combine de assistir a filmes ou programas que gostam juntos. A atividade ajuda a relaxar e, caso vocês estejam longe, a dica é combinar de ver o mesmo filme simultaneamente, cada um em sua casa, e comentar sobre ele depois;
  • Para quem está longe, troque mensagens com seus entes idosos e faça ligações e chamadas de vídeos sempre que possível;
  • Reforce sempre que o isolamento é necessário, mas que essa fase é passageira;
  • Incentive-os a cuidar do corpo e fazer atividades que gostam, como dançar, cozinhar, ler, ouvir música, cultivar plantas ou tocar um instrumento. Na internet, tem exercícios leves que podem ser feitos dentro de casa;
  • Se na casa houver um quintal ou uma varanda, é interessante que o idoso tire alguns minutos do dia para tomar sol, aproveitar para absorver vitamina De tentar relaxar;
  • Criar uma rotina, com horários definidos para cada tarefa, ajuda a regular nosso relógio biológico e aumenta nosso o bem-estar;
  • Tome cuidado para não infantilizar o idoso, porque isso pode afetar sua autoestima. Deixe que elas expressem seus desejos e opiniões e mantenham a autonomia, definindo os horários para realizar as tarefas do dia a dia. Ofereça ajuda quando for necessário.

Lembrando que o distanciamento social é a forma mais eficaz de evitar o contágio do Coronavírus. Se em sua casa vive pessoas do grupo de risco e, se você é obrigado a sair de casa, evite beijos e abraços. Quando tiverem de fazer algo juntos, mantenha a distância da pessoa e não se esqueça de lavar bem as mãos e limpar a maçaneta da porta ao chegar em casa.

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