Campanha Novembro Azul já começou

A Campanha Outubro Rosa, para a conscientização sobre o câncer de mama, chegou ao fim para dar início ao Novembro Azul, campanha destinada à prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2017, devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer da próstata no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2015, 14.484 homens morreram em função da doença no país. Atualmente é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas o câncer de pele não melanoma.

O câncer da Próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com que a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Em setembro, o Inca lançou uma cartilha que trata dos aspectos gerais do câncer de próstata e aborda possibilidades e limites para detecção precoce, fatores que podem aumentar o risco da doença, além de sinais e sintomas do tumor. Clique aqui para acessar a cartilha.

Confira, durante o mês de novembro, em nosso portal matérias sobre o câncer de próstata e a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce.