AMBEP se prepara para se adequar à LGPD

A segurança da informação e a proteção dos dados dos associados são prioridades para a AMBEP. Atenta às mudanças previstas com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Associação já está tomando as providências necessárias para se adequar às novas exigências, que têm a finalidade de garantir mais segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas.

Entenda o LGPD

Para que a lei de proteção de dados entre em vigor é preciso que o presidente Jair Bolsonaro sancione o projeto de lei resultante da aprovação dos demais pontos dessa MP. O prazo é de 15 dias úteis, a partir do momento em que o texto for protocolado na presidência da República. Já as penalidades pelo descumprimento só passarão a ser aplicadas em agosto de 2021, conforme o que foi aprovado no Congresso.

A lei determina que os serviços só podem utilizar dados pessoais caso o titular, no caso você, forneça algum tipo de consentimento. Vale ressaltar que o dado pessoal é definido pela legislação como uma informação que possa identificar alguém, como nome, endereço, número de telefone, entre outros. Pelo fato de as empresas de mídias sociais lidarem com essas informações, é preciso que apresentem seus termos de privacidade novamente – a primeira vez que você os viu foi provavelmente no momento do cadastro.

A AMBEP

A AMBEP já deu início a um plano de adequação e melhorias internas, que está sendo conduzido para ficar em conformidade com a nova legislação. Nossa equipe tem trabalhado intensamente para aperfeiçoar as formas de tratamento das informações, os cuidados com os riscos e os controles de proteção de dados associados aos seus processos. Para isso, a Associação está adotando a tecnologia de computação em nuvem, que possibilita à empresa hospedar seus programas e dados nos servidores do provedor de nuvem, para que possam ser acessados com rapidez e mais segurança.

Mas afinal, aonde é a nuvem?

A nuvem nada mais é que um computador que não está fisicamente no mesmo lugar que você, armazenando seus arquivos. Aí vem a pergunta: então eu posso ter a minha nuvem? E a resposta é sim! Se você já tiver um computador que acesse os dados de qualquer lugar, você tem um computador com arquivos em nuvem. E se ainda não tem é bom ficar atento a essa tendência mundial pela praticidade, segurança e rapidez no serviço.

Vale reforçar que a AMBEP está comprometida com a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações tratadas em seus processos. Acompanhe em nosso portal e demais canais de comunicação sobre o trabalho que a Associação está realizando na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Saiba mais:
Saiba por que você está recebendo avisos de políticas de privacidade em aplicativos e sites