Setembro Amarelo: conscientização e prevenção do suicídio

Criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha ‘Setembro Amarelo’ busca conscientizar e prevenir o suicídio, trazendo à tona um diálogo aberto sobre o tema. Considerado problema de saúde pública, o suicídio é visto por muitos como um assunto complexo, delicado e cheio de tabus. Por isso, é fundamental incentivar seu debate pela sociedade.

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, mostram que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo por ano, sendo esta a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, os números também assustam: são cerca de 11 mil suicídios por ano, sendo a quarta maior causa de morte entre jovens dessa faixa etária.

Outro dado relevante é que o suicídio é três vezes maior entre os homens. Isso porque eles costumam ser mais reservados para falar sobre problemas pessoais e relutam em pedir ajuda. As mulheres, por sua vez, buscam apoio emocional em familiares e amigos, amenizando os riscos de um possível suicídio.

Como reduzir os índices de suicídio?

Um dos maiores desafios enfrentados por profissionais de saúde é a identificação do perfil de um possível suicida. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 50% dos suicidas possuem alguma doença mental, como depressão, esquizofrenia ou transtorno bipolar. Alguns fatores também podem tornar essas pessoas mais vulneráveis: perdas recentes, baixa resiliência, desesperança, desespero e humor instável, entre outros. Nos idosos, os maiores motivadores de suicídio são perda de cônjuges, solidão e condição de saúde limitante.

Mas como ajudar? O primeiro passo é ficar atento a comportamentos de pessoas próximas a você. Se identificar algo estranho, avalie a situação com cautela, ofereça apoio e converse com a pessoa para conscientizá-la da importância de buscar acompanhamento profissional. Você também pode indicar os serviços oferecidos pelo CVV que, desde 1962, se dedica, 24 horas por dia, a escutar, pelo telefone 188, pessoas com problemas e dificuldades.

 

Se cada um ajudar um pouco, muitos suicídios poderão ser evitados.