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Previdência alerta para golpes contra beneficiários

Fraudadores estão utilizando o nome do Conselho Nacional de Previdência Social para oferecer benefícios previdenciários e extorquir cidadãos. É o alerta que a Secretaria de Previdência, do Ministério da Fazenda, faz aos cidadãos brasileiros em relação aos golpes que têm se tornado recorrentes nos últimos anos.

O golpe ocorre da seguinte forma: os criminosos entram em contato, por telefone, com segurados passando-se por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social, eles pedem ao segurado que informem seus dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.

É importante ficar atento, pois a abordagem varia. Há situações em que os estelionatários enviam documentos a segurados se passando por uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária” em convocação a uma “Chamada para Resgate”. De acordo com este documento, os segurados teriam direito a resgate de valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido descontados da folha de pagamento com aposentadoria complementar.

A Previdência esclarece que não entra em contato com seus segurados, por meio de correspondência, muito menos tem algum tipo de relação com planos de previdência complementar para segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Os benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da previdência pública, contributiva por todos os trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social.

O órgão também não solicita dados pessoais aos seus segurados por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar atendimento nem realizar os seus serviços. A principal recomendação da instituição para os seus segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.

O cidadão pode telefonar para a Central 135 e agendar uma visita a uma Agência da Previdência Social (APS), onde será atendido por um servidor especializado que tomará as providências cabíveis e prestará todos os esclarecimentos necessários. Em caso de golpe, é importante também que o cidadão registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social. Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta ligar na Central 135 ou acessar a página do Secretaria da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) na internet.

Fonte: Site da Previdência

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