Poliomielite e sarampo: vacinar é a melhor prevenção

Doenças há muito tempo controladas, como sarampo e poliomielite, voltaram a afetar a população em todo o país. Por conta disso, o Ministério da Saúde está ampliando o calendário de vacinação para prevenir essas e outras doenças.

Até 31 de agosto, 11,2 milhões de crianças em todo o Brasil deverão ser imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação. São 36 mil postos espalhados por todos os estados com 871,3 mil doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite), 14 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite) e 13,4 milhões de doses da Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

A Campanha Nacional de Vacinação vai até o final deste mês e o ‘Dia D’ de vacinação acontecerá em 18 de agosto (sábado). Vale lembrar que trata-se de uma campanha de mobilização, já que a vacina contra o sarampo fica disponível o ano inteiro nos postos de saúde.

Quem deve ser vacinado?

  • Contra a poliomelite: crianças de 1 a 5 anos de idade, independentemente de quantas doses já tomou. Em caso de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Se a criança tomou uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa ‘gotinha’.
  • Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos, independentemente de quantas doses já tomou.
  • Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Leve suas crianças para vacinar. Proteger é um ato de amor.

Fonte: Ministério da Saúde