Perigos do verão: saiba como prevenir a otite

Muitas pessoas não sabem, mas a famosa infecção do ouvido também é conhecida como otite. Trata-se de uma infecção na região da orelha externa, que pode ocorrer devido à presença de vírus ou bactérias, apesar de existirem outras causas menos comuns como infecções fúngicas, traumatismos ou alergias. É mais comum em crianças, entretanto pode surgir em qualquer idade, e provoca sintomas como dor de ouvido, secreção amarela ou esbranquiçada, perda da audição, febre e irritabilidade. Nessa época de verão, a otite tem grande incidência de casos.

É importante destacar que a otite é uma inflamação que costuma surgir após um resfriado ou crise de sinusite, e é detectada pelo exame médico por meio do otoscópio, que evidencia presença de acúmulo de líquido e outras alterações no ouvido. Os sintomas são:

presença de secreção ou acúmulo de líquido,

  • diminuição da audição,
  • febre,
  • irritabilidade,
  • vermelhidão e até perfuração do tímpano.

A principal causa de otite é a presença de vírus, como Influenza, virus sincicial respiratório ou rinovírus, ou bactérias, como S. pneumoniae, H. influenzae ou M. catarrhalis. Outras causas mais raras incluem alergias, refluxo ou alterações anatômicas.

Já o tratamento requer o uso de antibióticos e analgésicos. Em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode exigir mais tempo para voltar ao normal. Quando a perda auditiva não regride, o indicado é investigar se há sinais de secreção retida atrás da orelha média. Caso existam, ela deve ser retirada cirurgicamente através de uma pequena incisão no tímpano.
Recomendações importantes:

* Procure atendimento médico sempre que você e/ou seu filho/a tiverem dor de ouvido. O diagnóstico precoce é a única forma de prevenir complicações;
* Não se automedique nem siga sugestões de conhecidos para aliviar a dor de ouvido;
* Proteja o ouvido contra a entrada de água quando mergulha ou nada;
* Evite o uso de cotonetes que possam retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;
* Limpe, com frequência, as secreções nasais provocadas por gripes e resfriados, a fim de evitar que o catarro se acumule no nariz e na garganta. Essa recomendação vale especialmente para bebês e crianças pequenas;
* Não amamente seu bebê deitado. Essa posição favorece a entrada de líquidos na tuba auditiva;
* Vacine seu filho contra a gripe, o Haemophilus influenzae e o Streptococcus pneumoniae.

Fonte: site do Drauzio Varella