Novembro é o mês da saúde integral do homem

tisaude

Novembro tornou-se um mês emblemático para a saúde do homem em todo o mundo, devido a um conjunto de iniciativas que ficou conhecido como ‘Novembro Azul’. Desde 2003, quando o movimento foi iniciado na Austrália, diferentes estratégias de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem à população masculina são realizadas por diversas instituições em todo o mundo.

O Brasil foi um dos primeiros países a formular uma política direcionada a esse público e a instituir uma Coordenação no Governo Federal. A novidade é que, a partir deste ano, passa a ser um movimento permanente e que contempla a saúde integral do homem. A campanha, coordenada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, iluminará monumentos para lembrar os homens de cuidar da sua saúde. Na página da campanha, o instituto disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina na infância, adolescência, fase adulta e na terceira idade.

Na infância, as doenças citadas incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.

Segundo a PNAD/IBGE, 2013, a população idosa brasileira (60 anos ou mais) é composta por aproximadamente 26,1 milhões de pessoas, sendo 11,5 milhões de homens. A expectativa de vida para a população brasileira também aumentou de 74,9 anos, sendo 78,6 anos para a mulher e 71,3 anos para o homem. O envelhecimento da população teve impactos no perfil demográfico e epidemiológico em todo o país.

É importante ressaltar que as doenças que levam à mortalidade da população masculina são, em geral, evitáveis por meio da adoção de hábitos saudáveis ao longo da vida. A hipertensão arterial, por exemplo, é o principal fator de risco para mortalidade ao redor do mundo e a terceira causa mais importante de incapacidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, pelo menos, 50% das doenças do coração e 75% dos acidentes vasculares cerebrais são ocasionados pela hipertensão arterial. Trata-se de um problema com alta incidência na fase adulta e que se agrava com o avanço da idade.

Já o câncer da próstata é o segundo mais incidente no mundo e o primeiro no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A cada 100 mil homens, 14 morreram pela doença em 2012. Vale destacar que há diferença na mortalidade por câncer de próstata entre faixas de idade: enquanto jovens e adultos entre 20 e 59 anos representou o 13º tipo de câncer que mais matou homens, entre os idosos foi o primeiro, sendo que cerca de 90% dos óbitos pela doença ocorreram em homens com mais de 65 anos.

Confira, durante o mês de novembro, matérias sobre as doenças com maior incidência entre o público masculino.

Leia também: Novembro Azul: 10 mandamentos contra a hipertensão