Novembro Azul: 10 mandamentos contra a hipertensão

novembro azul

 

Dando continuidade à série de matérias referentes à campanha Novembro Azul, mês da Saúde Integral do Homem, o site da AMBEP traz como tema uma das doenças que mais acometem os brasileiros atualmente: a hipertensão arterial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa doença é responsável pela morte de 9,4 milhões de pessoas por ano, em todo mundo, além de estar relacionada com 45% dos ataques do coração e 51% dos derrames cerebrais. Os números são preocupantes.

No Brasil, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

A hipertensão ocorre quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal que, na média, é 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. O que muitos não sabem é que as pessoas que têm familiares hipertensos, não possuem hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a doença. Em função disso, é importante as pessoas medirem sua pressão arterial, pelo menos, uma vez por ano, e seguir os 10 mandamentos contra a hipertensão:

10 Mandamentos contra a pressão alta

  1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  2. Pratique atividades físicas todos os dias
  3. Mantenha o peso ideal e evite a obesidade
  4. Adote uma alimentação saudável (pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes)
  5. Reduza o consumo de álcool, se possível, não beba.
  6. Abandone o cigarro
  7. Nunca pare o tratamento porque é para a vida toda.
  8. Siga as orientações do seu médico ou profissional de saúde.
  9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer
  10. Ame e seja amado.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão e site do Drauzio Varella.

Leia também: Novembro é o mês da saúde integral do homem