Herpes-zóster já tem vacina. Saiba quem deve receber

Você já ouviu falar em herpes-zóster? Trata-se de bolinhas vermelhas que seguem o trajeto de um nervo e causam muita dor e desconforto intenso. Também conhecida como ‘cobreiro’, é uma doença causada pelo vírus da catapora, bastante comum no período da infância. Após a cura, o vírus que a causou chamado de varicela zóster pode ficar ‘escondido’ em algumas células do sistema nervoso central, por anos e anos. Quando ocorre uma diminuição na resistência da pessoa por alguma razão, esses vírus ‘escondidos’ atacam e começam a se multiplicar. A boa notícia é que agora existe uma vacina.

Recentemente liberada pela Anvisa, a vacina é basicamente indicada para pessoas com mais de 50 anos, por ser a faixa etária com maior chance de desenvolver a doença. A vacinação prévia tem a vantagem de diminuir a intensidade das lesões, a dor local e, principalmente, a nevralgia (dor intensa no nervo) que provoca grande desconforto, caso a pessoa mesmo vacinada tenha o herpes-zóster.

A doença dura em média de 7 a 10 dias, caso a pessoa não tenha outros problemas concomitantes de saúde. As lesões são contagiosas pelo contato direto. É o caso, por exemplo, de uma pessoa encostar a mão nas lesões, porque pode transmitir o vírus para outra pessoa susceptível que não teve catapora. Mas vale ressaltar que não é contagioso pelas vias respiratórias. Por isso, é possível ficar no mesmo ambiente, inclusive crianças, desde que não tenham contato direto com as lesões.

Quer saber mais? Leia também o conteúdo disponível sobre Herpes-zóster no site do Dr. Drauzio Varella aqui.