Febre amarela: saiba como se prevenir

O ano novo chegou e, com ele, novos surtos de febre amarela. Como em toda doença, a informação é o melhor remédio para preveni-la. Por se tratar de uma doença infecciosa, de gravidade variável, não há cura para a própria infecção, mas alivia os sintomas que podem levar a hospitalização. Por isso, a prevenção é fundamental. Confira as dicas e proteja-se!

Transmissão
A doença é provocada pela fêmea do Aedes Aegypit infectada. Para que a febre amarela seja transmitida para uma pessoa é necessário que o mosquito pique o indivíduo portador do vírus e, depois, pique um indivíduo saudável.

Sintomas
As primeiras manifestações da doença acontecem, em média, de três a seis dias depois da picada do mosquito, e são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Em muitos casos, quem contrai o vírus não chega a apresentar os sintomas ou são muito fracos, parecendo uma gripe.

A pessoa infectada pode apresentar insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e peles amarelados) e manifestações hemorrágicas, sintomas que podem resultar em morte num período de sete a dez dias se não forem identificados e tratados a tempo.

Prevenção
Como a transmissão só é possível por meio do mosquito Aedes Aegypit, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminando, com a destruição de criadouros do vetor em água parada. Uso de repelentes de insetos, mosquiteiros e roupas que cubram todo o corpo também são importantes.

Tratamento
Não existem medicamentos específicos para destruir o vírus. O doente deve permanecer em repouso, em ambiente hospitalar e sob cuidados médicos para evitar o agravamento da doença. Nos casos mais graves, o paciente pode necessitar de diálise e transfusões de sangue. O uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico é contraindicado, porque aumenta o risco de sangramentos.

Vacinação
A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação. A dose integral com 0,5ml vale para toda a vida. Já a dose fracionada (0,1ml), que está sendo distribuída pelo Ministério da Saúde vale por oito anos.

A vacina é contraindicada a gestantes, mulheres amamentando, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado), pessoas alérgicas a gema de ovo e idosos acima de 60 anos.

Não é recomendado viajar para áreas infectadas pelo vírus. Mas se for indispensável, deve-se tomar a vacina, no mínimo dez dias antes da viagem.

Quer saber mais? http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela