Em busca das férias perfeitas na terceira idade

O mês de janeiro está chegando e o tão esperado período de férias está cada vez mais próximo. Viajar e conhecer novas culturas é uma ótima maneira de aproveitar a aposentadoria. Confira algumas dicas que podem fazer grande diferença na qualidade do roteiro – e das lembranças – se você já entrou na terceira idade:

  1. Considere viajar em grupos, em vez de ir sozinho.

Viajar sozinho com idade mais avançada é complicado. A memória já não é a mesma para lembrar como chegar ao hotel ou qual melhor linha de metrô para chegar ao museu, por exemplo. Além disso, passar vários dias ao lado de companheiros de viagem é uma excelente oportunidade para fazer novas amizades.

  1. Busque roteiros mais tranquilos.

Fique atento aos pacotes apertados que buscam dar conta de um mundo de atividades em 24 horas. O roteiro precisa ser feito com mais calma e tempo para realizar tudo que se propõe.

  1. Escolha bem o destino.

Se você tem lugares que sempre sonhou conhecer e o dinheiro permite um destino mais rebuscado, deixe que a hesitação dê lugar à ousadia. Busque algo novo em vez de a conformidade de visitar sempre os mesmos lugares.

  1. Não deixe de explorar a Europa.

Visitar o velho continente é sempre um destino top, por conta da história, dos monumentos e das diferenças culturais. A Itália é o país número um dos brasileiros em procura, por conta das belezas naturais e da receptividade dos italianos, além de ser a terra de origem de muitos ancestrais.

  1. Não perca o guia de vista.

Ao caminhar pela cidade, é fácil se perder do grupo de viagem. O problema é conseguir reencontrá-lo. Idosos costumam se distrair facilmente, por isso é sempre bom ter um guia para evitar a dispersão do grupo.

  1. Leve medicamentos e objetos de uso diário.

Leve tudo o que for necessário para aproveitar a experiência, desde remédios a aparelhos de marcapasso, inaladores e medidor de pressão. É importante que sejam despachados na mala, acompanhados de receitas médicas. Na bagagem de mão, leve apenas medicamentos de uso controlado e, se líquido, que não tenha mais de 100ml.

Caso tenha alguma restrição alimentar, pesquise antes como se diz a palavra na língua local e leve-a escrita em um cartão, além de pares de calçados bem confortáveis, óculos para leituras e roupas para diferentes ocasiões.

  1. Analise o meio de transporte mais adequado.

Avalie viagens de trens, que podem ser interessantes, porém cansativas, dependendo do trajeto e da categoria da cabine. O mesmo conselho vale para avião ou ônibus. Tudo dependerá do roteiro e do tempo disponível para o passeio.

Leia mais: Vai viajar de avião? Saiba quais medicamentos levar. (http://201.70.52.111/vai-viajar-de-aviao-saiba-quais-medicamentos-levar/)