Cuidados com a pele em caso de queimadura

A pele é o maior órgão do corpo humano e requer nossa atenção e cuidado constante. No caso de queimaduras, é fundamental seguir as orientações de um dermatologista ou médico de confiança e nunca recorrer a soluções populares ou dicas encontradas na internet, como passar manteiga ou pasta de dente na ferida. Tenha em mente que o corpo reage de maneira diferente para cada tipo de queimadura.

A exposição regular ao sol traz inúmeros benefícios, deixa a pessoa com a pele bronzeada e com um semblante mais saudável. Entretanto, em excesso, pode ser danoso.

Lembra quando sua pele ficou avermelhada e inchada após um longo dia na praia? Apesar de só sentir os efeitos horas depois, saiba que você sofreu uma queimadura de primeiro grau.

Segundo Samuel Mandelbaum, dermatologista e professor da Universidade de Taubaté, a exposição pode levar à desidratação e até à insolação. Para se proteger, o especialista explica que devemos usar protetor solar e evitar os horários de maior incidência dos raios UVB, entre 10h e 16h.

“Se isso ocorrer, beba bastante líquido e faça compressas com soro fisiológico ou água boricada gelada. Se não houver contraindicação, em função de seu efeito anti-inflamatório, vale a pena tomar uma aspirina”, recomenda.

Acidentes domésticos

Já a formação de bolhas brancas configura um quadro de queimadura de segundo grau. Normalmente, são consequência de acidentes domésticos com panelas e líquidos quentes. Samuel alerta que, no dia a dia, não devemos deixar crianças sozinhas perto de fogões ou fornos de cozinha, independentemente de estarem acesos ou não.

“Mesmo desligado, o forno pode estar quente. Por incrível que pareça, é uma situação muito comum. O ideal é deixar os cabos das panelas voltados para dentro do fogão. E, ao acender uma churrasqueira ou fogueira, nunca faça com álcool líquido, pois o produto é facilmente inflamável”, alerta.

Água e gelo aliviam a dor

Mas se mesmo assim ocorrer um acidente, coloque a parte ferida imediatamente em um recipiente com água e gelo por, pelo menos, 30 minutos. Além de aliviar a dor, diminui a probabilidade de surgirem bolhas. “Jamais coloque creme dental no local, pois pode infeccionar sua pele. Também não tente estourar as bolhas que se formarem. Deixe isso para um profissional qualificado.”

Para quem gosta de tomar caipirinhas ou bebidas geladas à base de frutas cítricas como limão, por exemplo, vale o lembrete: em contato com a luz do sol, esses alimentos causam manchas e até bolhas na pele. Para evitar feridas, lave bem as mãos com sabão e água corrente.

Por último, a queimadura de terceiro grau é consequência de acidentes graves, incêndios e choques por descarga elétrica (raios) e podem atingir músculos e tendões. As camadas superficiais da pele e terminações nervosas são destruídas. Nessas situações, leve a vítima imediatamente ao hospital mais próximo.