Coronavírus: saiba como preservar os idosos

É de conhecimento de todos que o novo coronavírus tem baixo poder letal entre os mais jovens. Até os 39 anos, a taxa de mortalidade é de 0,2%, porém, esse percentual chega 14,8% entre os idosos, de acordo com um estudo realizado em fevereiro pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CCDC).

Vale destacar que a baixa imunidade dos idosos torna o grupo um dos mais vulneráreis às complicações decorrentes do vírus. Além dos idosos, pessoas com doenças crônicas graves, imunodeprimidas e pacientes oncológicos também fazem parte do grupo de risco. Além das recomendações de cuidado universais, existem alguns conselhos direcionados para esse grupo de pessoas acima de 60 anos, suas famílias e seus cuidadores. Vejam como fazer a correta prevenção:

– Idosos com outras enfermidades devem mantê-las sob controle para não ficarem mais suscetíveis a uma nova infecção. Por isso, evitar multidões, especialmente em locais fechados.

– Vacinas em dia, principalmente a da gripe. Neste ano, por conta da pandemia do Coronavírus, o Ministério da Saúde adiantou a campanha da vacinação, que vai começar no dia 23 de março.

– Manter uma boa alimentação e fazer atividade física regularmente. Isso ajuda a retardar a deterioração do sistema imunológico.

– Familiares e cuidadores também precisam redobrar o cuidado e caprichar na higiene das mãos.

Medidas preventivas gerais:
– lavar bem as mãos com água e sabão por, no mínimo, 20 segundos ou higienizá-las com álcool gel várias vezes ao dia.
– Evite tocar na boca, nariz ou olhos se estiver em um ambiente público, porque o vírus é transmitido por via aérea e pelo contato com secreções respiratórias.
– Evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sintomas da doença.
– U
tilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– manter os ambientes bem ventilados.