Como cuidar da sua saúde no inverno

Como cuidar da sua saúde no inverno

91

A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável. O primeiro passo é cultivar hábitos saudáveis o ano todo para fortalecer a imunidade, como alimentação saudável, prática de exercícios, sono regular, não fumar e nem consumir bebidas alcóolicas em excesso. Mas no inverno os cuidados devem ser redobrados.

Na época mais fria do ano é comum passar em ambientes mais fechados, que favorecem a proliferação de ácaros, fungos e mofo que causam alergias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), 20% da população brasileira sofre com problemas pulmonares, que constituem a quarta causa de internação hospitalar no país. Os problemas mais comuns são asma alérgica. Bronquite crônica, rinossinusite e efisema pulmonar.

Confira as dicas de cuidados em casa:

– Mantenha o ambiente ventilado e permita a entrada de sol;
– Abra mão de tapetes, carpetes e cortinas para evitar acúmulo de poeira;
– Limpar cômodos e objetos com pano úmido, álcool a 70% ou outro produto sem cheiro forte:
– Roupas guardadas há muito tempo acumulam ácaros. É necessário lavá-las e coloca-las ao sol ou passar a ferro antes de usá-las;
– Use protetores de colchão e travesseiro com tratamento antiácaro:
– Cuidado com os pelos dos animais domésticos, que podem causar alergia.

Exercícios aeróbicos e respiratórios também podem ser feitos em casa. A recomendação dessa prática contribui com a qualidade de vida do paciente por melhorar globalmente o condicionamento físico, aumentando a capacidade pulmonar e a reserva cardiorrespiratória.

É importante destacar que a atual situação de pandemia tem provocado crises de ansiedade e estresse em muitas pessoas, mas passar mais tempo em casa pode trazer experiências positivas. Portanto, evite o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em sal, açúcar e gordura e com baixo valor nutricional e prepare a sua própria alimentação de forma mais saudável. Cuide-se!