Como anda a sua memória? Saiba como exercitá-la.

memoria

Palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, xadrez, jogos de cartas são bons exercícios para a memória. E isso não é conversa de avó. Segundo neurologistas, tais atividades realmente são uma verdadeira ginástica para o cérebro. Portanto, recomenda-se fazer exercícios de raciocínio pelo menos uma vez por dia para ajudar na renovação das conexões neuronais. A leitura diária de uma revista, um jornal ou um livro também é um excelente exercício.

Manter hábitos como esses ajudam a aumentar a reserva cognitiva e permitem, por exemplo, um idoso a chegar aos 80 anos com um ‘estoque de informações’, que permitirá ao cérebro fazer associações sempre que for necessário. É importante ressaltar que, quando esses jogos viram rotina, o cérebro recorre a conexões nervosas já existentes, em vez de fazer novas. Buscar sempre outras atividades também devem ser levadas em consideração, como aprender a tocar um instrumento, dançar etc. Aprender novos idiomas também auxilia as pessoas que se queixam de esquecimentos, porque o processo de aprendizagem envolve necessidade de concentração e apelo constante à memória.

Fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável também faz parte do jogo. Manter a rotina de corrida, caminhada, bicicleta favorece a manutenção da memória, melhora o sistema cardiovascular e impede a degeneração neuronal. Na dieta, vale incluir o consumo diário de uvas e tomate (10 uvas e um tomate), por possuírem, respectivamente, o resveratrol (poderoso antioxidante que melhora a revascularização cerebral) e licopeno (antioxidante que é um estimulante cerebral).

Vamos afinar a sua memória? 

1) Faça caminhos diferentes e alternativos quando for ao trabalho;

2) Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente os produtos de que precisa;

3) Vista-se de olhos fechados. Quando for pegar uma roupa no armário, com os olhos fechados, estimule a parte tátil e procure a peça que você deseja;

4) Leia muito e diariamente. Não só isso: converse com alguém sobre o que leu.