Bateu com o carro? Saiba como proceder

Por mais cuidadoso e atento que a gente fica no trânsito, às vezes acontece e nos envolvemos em um acidente. O primeiro passo quando se está nessa situação é sempre manter a calma para resolver a situação da melhor maneira possível. Para que você permaneça tranquilo, confira algumas orientações sobre o que fazer ao se envolver em um incidente no trânsito:

Prestar assistência

Se o acidente tiver vítima que precise de cuidados médicos, não hesite em prestar socorro e acione imediatamente o resgate e a polícia. Além de ser um ato humanitário, a omissão de ajuda é um crime perante o Código Penal e é considerada uma infração gravíssima prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, além de descontar sete pontos da carteira do condutor

Boletim de Ocorrência

O boletim de ocorrência nem sempre é necessário para a seguradora, mas é importante ter o registro do ocorrido e preservar direitos. Quase todos os estados do Brasil possuem delegacias virtuais, sendo possível fazer o B.O online de forma simples e rápida.

Sinalize a via

Se não houve feridos e for possível movimentar os veículos, tente retirá-los da via, para que o fluxo não seja atrapalhado por conta do acidente. Caso não seja possível, tente sinalizar o problema com o triângulo de segurança de algum dos automóveis. É importante lembrar que a sinalização previne a ocorrência de outros acidentes.

Registre o acidente

Caso não haja vítimas graves, tente conversar com o outro condutor e veja se os ocupantes do veículo estão bem. Depois, procure registrar o acidente. Aqui, é válido tirar fotos dos dois automóveis, trocar telefones com o outro motorista e tentar entrar em um consenso, de forma pacífica, sobre a culpa do incidente.

Acione a seguradora

Após realizar todos os passos, entre em contato com a seguradora para informar sobre o ocorrido.