Associado se aposenta e volta a se dedicar às Artes Plásticas

O aposentado Altair Athanagildo Westphal é associado da AMBEP em Itajaí desde 2009. Natural da cidade, ele trabalhou por mais de 20 anos na Petrobras, viajou por diversos países e estabeleceu contato com diferentes culturas. Experiências que influenciaram as atividades que hoje exerce nas artes plásticas.

“Comecei a trabalhar com esculturas na década de 1970, quando fiz um curso de metais para quadros em alto relevo. Depois tornei-me autodidata e vivia da minha arte. Quando casei, comecei a trabalhar como marinheiro de navio mercante e rodei o mundo. Com isso, consegui ter contato com diferentes culturas que, hoje, influenciam os meus trabalhos”, conta. Mas foi em 1976 que Altair se dedicou e estudou muito para ingressar na Petrobras. Foram 20 anos de história na companhia, quando em 1995, o associado se aposentou.

Atualmente, Altair aproveita o tempo livre para se dedicar exclusivamente à sua Arte. Desenvolve esculturas em argila de estilo predominantemente africano, como máscaras, figuras humanas, com toques surrealistas, reproduzindo sua percepção em relação ao mundo exterior. Também utiliza as técnicas de ferro artístico e entalhe em madeira, entre outras. “Quando me aposentei, me dediquei a diferentes técnicas e me integrei à Fundação Cultural de Itajaí. Também dei aulas na cidade e em Blumenau”, revela o associado aos 67 anos.

Altair é um artista bastante conhecido na região, com grandes esculturas expostas em restaurantes e exposições realizadas nos principais espaços culturais. “Hoje faço esculturas sob encomenda e tenho o projeto de voltar a dar aulas para os ex-alunos em meu ateliê”, diz. Associado da AMBEP desde a fundação da Unidade em Itajaí, em 2006, ele participa das principais comemorações e passeios do posto e, eventualmente, doa esculturas para promover ações entre os associados.