O fim de ano está cada vez mais próximo e a troca de presentes entre familiares e amigos é uma de suas principais tradições. Para evitar que as compras se transformem em dor de cabeça ou prejuízos financeiros, preparamos algumas dicas valiosas para evitar armadilhas e terminar o ano com ‘chave de ouro’. Confira:
- Só inicie suas compras depois que tiver predefinido o valor que tem disponível para usar. É importante listar todas as pessoas que pretende presentear e estipule quanto vai gastar com cada uma delas.
- Pesquise os preços dos produtos. Você pode encontrar grande diferença de valores de uma loja para outra ou entre sites e suas lojas físicas, por exemplo.
- Prefira sempre o pagamento à vista e negocie descontos nessa modalidade. O ideal é que esses gastos não comprometam o planejamento financeiro da família no início do ano.
- Se optar pela compra online, verifique se o prazo combinado é suficiente para que ninguém fique sem presente na noite de Natal.
- Verifique sempre com o vendedor a possibilidade de troca do produto. O Código de Defesa do Consumidor determina que os fornecedores substituam apenas os produtos que contém defeitos.
- Na internet, desconfie sempre de ofertas milagrosas e compare preços.
- Busque referências sobre o fornecedor com amigos, familiares, outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui e Buscapé.
- Mantenha sempre seu computador com programas antivírus e o firewall atualizados para aumentar a segurança eletrônica do seu equipamento. Existem opções gratuitas na internet.
Boas compras!