10 dicas para alcançar a longevidade

idoso familia

Quando algumas pessoas atingem seus 90 ou 100 anos e continuam lúcidas e felizes, a pergunta é inevitável: qual é o segredo? A expectativa de vida pode ser aumentada com passos simples e mudanças nos hábitos de vida. A maioria dos centenários coincide em vários aspectos, como exercitar a curiosidade pelas coisas que os rodeiam e aprender algo novo a cada dia.

Para viver mais, ter os genes certos certamente aumenta as chances de conseguir a marca do século, já que a longevidade é executada em famílias. Pelo menos 50 por cento dos centenários têm parentes de primeiro grau ou avós que atingem a idade madura, de acordo com o New England Centenarian Study, da Universidade de Boston (NECS), o estudo mais abrangente sobre idosos no mundo.

Já que não é possível controlar a genética, há muitas coisas que podem ser feitas para aumentar a probabilidade de viver até uma idade avançada, como mudanças no estilo de vida, dieta, atitude mental e disposição espiritual. Confira algumas maneiras que ajudam a aumentar a longevidade e melhorar a saúde:

  1. Ajude o seu cérebro. Memorize uma coisa por dia.

Neurocientistas afirmam que o melhor é memorizar citações de livros e fragmentos de poemas, pois assim exercitamos partes do cérebro que regularmente não são utilizados. Lembrar os nomes das pessoas que nos rodeiam também é um bom exercício.

  1. Relaxe. Encontre momentos durante o dia para descansar ou fazer o que gosta.

É uma atitude básica para evitar o desgaste dos órgãos vitais, incluindo o cérebro, e nos manter prontos para funcionarmos bem o resto do dia.

  1. Faça exercícios.

Pesquisas mostram que o foco deve ser o desenvolvimento de músculos abdominais para que fiquem fortes e resistentes, já que esses músculos são nosso centro de equilíbrio e nos permitem dançar, caminhar ou até mesmo escalar.

4. Mantenha a forma.

Se você ficar acima do peso terá maior risco de ter ataque cardíaco, diabetes, câncer e outras doenças que podem lhe tirar anos de vida

5. Coma bem e corretamente.

O ideal é consumir 10 porções de frutas e vegetais por dia (quanto mais colorido, melhor), grãos integrais, além de reduzir o sal, gordura e açúcar.

      6. Não fume.

Se parar de fumar por 30 anos, a taxa de sobrevivência pode chegar próxima à dos não-fumantes ao longo da vida, de acordo com um relatório no British Medical Journal.

      7. Socialize.

Manter relações sociais com amigos e familiares podem ajudar a afastar a depressão e impulsionar o sistema imunológico do corpo.

       8. Animais de Estimação.

As pessoas que têm animais de estimação são menos solitárias e deprimidas, além de fazerem mais exercícios.

      9. Faça um checkup médico regular.

Muitas doenças como diabetes, pressão arterial elevada e doenças cardíacas podem ser tratadas ou até mesmo evitadas se forem diagnosticadas cedo o suficiente.

     10. Seja otimista.

Uma das maiores qualidades dos centenários é o otimismo. Se você quer viver uma vida longa, seja otimista na sua vida diariamente.