Pesquisa indica que expectativa de vida chegará a 90 anos em alguns países

Segundo estudo publicado no dia 20 de fevereiro na revista médica britânica The Lancet, a expectativa de vida continuará aumentando nos países desenvolvidos e alcançará os 90 anos para as mulheres de países como a Coreia do Sul, França e Espanha.

Até bem pouco tempo atrás, muitos cientistas acreditavam que a expectativa de vida nunca ultrapassaria os 90 anos. Mas após combinar 21 modelos matemáticos para prever a evolução da expectativa de vida em 35 países desenvolvidos, os pesquisadores concluíram que as sul-coreanas são suscetíveis a superar essa marca até 2030. Enquanto isso, as espanholas alcançarão a média de 88,07 anos, as francesas, 88,6 anos, e as japonesas, 88,4 anos.

Para os homens, a expectativa também evoluirá e a diferença em relação às mulheres tenderá a se reduzir em 2030. Os homens sul-coreanos terão uma expectativa de 84,1 anos, à frente dos australianos e suíços que terão uma esperança de 84 anos, enquanto a dos espanhóis será de 83,4 anos.

O excelente resultado da Coreia do Sul se deve às melhorias do acesso aos cuidados médicos, além de promover uma alimentação saudável entre crianças e adolescentes. Já as taxas de obesidade e de tabagismo entre as mulheres são inferiores às da maioria dos países analisados, de acordo com os pesquisadores.

Já no caso dos Estados Unidos, a situação pouco mudará até 2030, onde a expectativa de vida já é inferior à da maioria dos países desenvolvidos. No caso das mulheres americanas, passará de 81,2 anos, em 2010, para 83,3 anos, em 2030, e de 76,5 anos para 79,5 anos para os homens. Para explicar essa situação, os pesquisadores destacam as desigualdades persistentes, a ausência de um sistema de saúde universal e as altas taxas de mortalidade infantil e materna, assim como de homicídios e obesidade.

Para acessar a pesquisa original na revista britânica The Lancet, acesse aqui.