Você sofre de fibromialgia?

Quase todo mundo já sentiu dores na cabeça ou nas costas alguma vez na vida. A dor faz parte do nosso cotidiano, mas para uma parcela da população pode ser uma constante e não só sentir dor nas costas, mas também nas pernas, nos ombros e em várias outras áreas do corpo simultaneamente. Essas dores, geralmente, ainda são acompanhadas de fadiga crônica e distúrbios do sono. É a fibromialgia.

Como isso acontece?

A dor funciona como um alarme de que algo não vai bem em nosso corpo, mas no caso da fibromialgia esse alarme dispara sem necessidade e ativa todo o sistema nervoso, fazendo a pessoa sentir ainda mais dor.

Na fibromialgia esse alarme dispara sem necessidade e ativa todo o sistema nervoso, fazendo a pessoa sentir ainda mais dor. Dessa maneira, nervos, medula e cérebro tornam os estímulos dolorosos ainda mais intensos. Isso significa que, além das dores provocadas pela própria condição, uma dor lombar ou uma dor nos ombros, por exemplo — problema comum que pode atingir qualquer um — pode ser ainda mais intensa em quem tem fibromialgia.