Título de eleitor passará a ser digital

Foi lançado no dia 1º de dezembro, o E-título, documento digital que poderá substituir o título de eleitor no dia da eleição. A iniciativa será válida já para as eleições de 2018 e poderá ser usada por qualquer eleitor.

Para adquiri-lo, o eleitor pode baixar o E-título gratuitamente em um aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponíveis na AppStore (sistema IOS) e no Google Play (sistema Android).

Com a versão digital do título de eleitor, será possível acessar informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, sendo disponibilizado, inclusive, um mapa com geolocalização.

Para quem já fez o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o E-título exibirá também a foto do eleitor, que é retirada no momento da coleta da biometria. Já o eleitor que não fez o cadastro, a foto não aparece.

Outra importante novidade é que o título digital também terá um QR Code para a validação na zona eleitoral. Ao inserir no aplicativo o número do título eleitoral, nome do eleitor, a filiação e a data de nascimento, o E-título é validado e liberado.

Vale ressaltar que o documento impresso, tradicional, continuará valendo. Caso o eleitor opte pelo documento em papel, será necessário apresentar, como já é exigido pela Justiça Eleitoral atualmente, documento com foto, como a carteira de identidade ou de habilitação. Já os eleitores portadores do E-título só precisarão apresentar o documento digital.