Sua saúde na palma da mão

Além de inúmeras funcionalidades, como vimos nas edições anteriores da Revista da AMBEP, os smartphones também podem ser ótimos assistentes no cuidado da saúde. Atualmente, as lojas Google Play e Apple Store oferecem centenas de aplicativos de saúde. Basta procurar aquele que melhor supre a sua necessidade e aproveitar. Mas atenção: esses programas servem apenas como suporte e não substituem o seu médico.

Drauzio Varella – Primeiros Socorros
Com conteúdo supervisionado pelo Dr. Drauzio Varella, o programa traz orientações básicas sobre primeiros socorros. O usuário tem acesso a vários procedimentos para centenas de situações de emergência. Apesar de sua utilidade nessas situações, em caso de dúvidas procure primeiro o atendimento de um profissional qualificado.

Beber Água
Beber água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Especialistas recomendam a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia. O app ‘Beber Água’ informa a quantidade necessária com base no peso do usuário, permite visualizar seu histórico e agendar lembretes para você não esquecer da sua dose diária. Se você não se adaptar com este aplicativo, não desanime. Ambas as lojas oferecem inúmeras outras opções. O importante é manter-se hidratado!

Sleep Time
Este aplicativo é para aquelas pessoas que têm dificuldade de pegar no sono. Além da função de despertador, o ‘Sleep Time’ é sensível ao movimento e monitora a qualidade e os ciclos de sono da pessoa, gerando um relatório com os dados obtidos.

Strava
A realização regular de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde. Além de emagrecer, reduz o estresse, fortalece os músculos e contribui para um sono melhor. Muito utilizado por ciclistas e corredores, o ‘Strava’ mapeia as principais informações do seu treino e cria comparativos com o histórico de seus amigos.

Moves
Também dedicado a monitorar seus movimentos, o ‘Moves’ registra suas distâncias percorridas diariamente, seja caminhando, correndo ou andando de bicicleta. Esse app informa a duração da atividade e a quantidade de passos dados, realizando um cálculo de possíveis calorias perdidas.

Calm
Ao contrário do ‘Strava’ e do ‘Moves’, o ‘Calm’ é dedicado aos usuários que querem relaxar. O aplicativo disponibiliza uma série de programas de meditação, sons da natureza para proporcionar momentos de relaxamento, músicas para auxiliar na concentração e no sono, e exercícios de respiração. O app oferece funcionalidades pagas e gratuitas.