Plano de Equacionamento do Déficit do PPSP: informações importantes

Como foi publicado no Portal da Petros no dia 12 de setembro, o Plano de Equacionamento do Déficit do PPSP foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Fundação. Em função disso, temos sido bastante acionados pelo nosso quadro social que busca respostas sobre os próximos passos da Associação em relação ao assunto. Seguem, abaixo, informações importantes que devem ser de conhecimento de todos os nossos sócios:

O Plano de Equacionamento não foi totalmente aprovado
Até o momento, o Plano foi apresentado pela Petros e aprovado pelo seu Conselho Deliberativo. Os próximos passos serão encaminhá-lo às patrocinadoras, que, por sua vez, enviarão para análise da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão que fiscaliza a Petrobras e a Petrobras Distribuidora. Depois de aprovado pela Sest, a Petros tem mais 60 dias para implementar o plano de equacionamento.

Até quando a AMBEP receberá as autorizações para dar entrada na ação?
O prazo estipulado para entrega da Autorização preenchida deve ir inicialmente até o dia 30 de outubro. O documento está disponível aqui em nosso site e também deverá ser solicitado em qualquer uma das nossas Unidades.

A ação é contra o equacionamento? Se ganharmos, seremos isentos do pagamento?
NÃO. O equacionamento do déficit do PPSP é uma realidade e teremos de realizar as contribuições extras, mas estamos buscando uma solução justa em que devemos arcar apenas com os valores que realmente nos cabem. Não queremos pagar pelo déficit ocasionado pela má gestão e investimentos temerários ocorridos em gestões anteriores da Fundação.

Quais serão os próximos passos da ação civil?
O escritório Santoro Advogados, contratado para entrar com a ação judicial, está aguardando a disponibilização de alguns documentos essenciais para o ajuizamento da ação. A expectativa é que a ação seja impetrada antes do início da cobrança.

Quanto devo pagar de contribuição extra?
Acesse o site da Petros neste endereço: equacionamento.petros.com.br. Além de todas as informações sobre o Plano, lá está disponível um simulador que define o valor a ser pago nos próximos 18 anos, caso o Plano venha a ser aprovado pelos órgãos envolvidos. Basta que o associado preencha a matrícula e senha.

Vale ressaltar que os associados (interessados e participantes do PPSP) devem fazer a adesão com urgência para evitar o envio de última hora e não correr o risco de ficar de fora da ação. Prazo até 30 de outubro.

IMPORTANTE: a autorização deve ser entregue FISICAMENTE em uma de nossas Unidades. Não serão aceitas as autorizações enviadas por e-mail ou fax. Para fazer a adesão, é necessário ser sócio-titular da AMBEP e permanecer nesta condição.

Acesse aqui, os comunicados e o formulário para adesão individual à ação cível.