Petros recebe propostas de representantes dos trabalhadores

No dia 24 de agosto, representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Federação dos Marítimos (FNTTAA) se reuniram com Walter Mendes, presidente da Petros, e Flavio Castro, diretor de Seguridade, para apresentarem uma proposta com alternativas para o plano de equacionamento (PED) do PPSP.

As instituições, que integram o GT Petros, apresentaram, na íntegra, os pontos debatidos e aprovados por unanimidade na VII Plenafup. De acordo com informações divulgadas no site da Petros, a proposta prevê aumento de 30% nos percentuais das contribuições normais, introdução de contribuição normal para pensionistas com base na mesma tabela usada para ativos e aposentados e reajuste anual dos benefícios durante cinco anos pelo IPCA, deduzido de 2,5%.

Além disso, propõe o Benefício Definido Previamente (BDP) e reajuste anual do seu valor nos primeiros cinco anos com base no IPCA, deduzido de 2,5%. As sugestões visam ainda a introdução de contribuição adicional de 20% sobre o valor do pecúlio por morte, e introdução de contribuição adicional provisória, com percentual de 50% a ser aplicado sobre o valor do abono anual líquido da contribuição normal durante os dez primeiros anos após a aprovação da proposta.

Ao fim do encontro, Walter Mendes informou que a proposta será analisada pelas áreas técnicas da Petros sob o ponto de vista financeiro e jurídico e, assim que tiverem um parecer, apresentarão a resposta ao GT Petros.