Petros quer que CVM investigue gestores do Bradesco e Caixa por perdas em fundos


A Petros solicitou formalmente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para investigar irregularidades de gestores de fundos de investimento administrados pelo Bradesco e pela Caixa Econômica Federal, que causaram perdas ao fundo de pensão dos empregados da Petrobras.

Segundo a Petros, a BEM Distribuidora de Títulos e a Bradesco Asset Management, responsáveis pelo FIP Enseada, criada para investir na marca de produtos eletrônicos Gradiente, incorreram em conflito de interesse. Ambas as empresas são controladas pelo Bradesco, principal credor da Gradiente, cujo retorno ao mercado fracassou e se transformou em prejuízo de R$ 17,5 milhões para a Petros.

No caso da Caixa Econômica Federal, a Petros solicita investigação do banco e dos gestores Mare e Mantiq, responsáveis pela administração e gestão do fundo FIP Brasil Petróleo 1, criado para atuar no setor no óleo e gás. A Petros alega que os gestores investiram recursos do fundo numa fábrica nos Estados Unidos que não estava prevista no plano original de investimento. O desempenho esperado não foi alcançado e provocou a perda de R$ 100,3 milhões para o fundo, do qual a Petros detém 17,08% de participação.