A Petrobras comemorou no dia 14 de dezembro uma marca histórica: o total de 1 bilhão de barris de petróleo produzidos no Pré-Sal. Essa produção acumulada ocorre apenas seis anos após a entrada do primeiro sistema de produção na Bacia de Santos, no campo de Lula, e dez anos após a primeira descoberta em 2006.
O desempenho alcançado é ímpar na história mundial da produção offshore de petróleo. Comparando com outras importantes áreas petrolíferas do mundo, na porção americana do Golfo do México, esse patamar foi atingido 14 anos após o início da produção comercial e, no Mar do Norte, em oito anos. No Brasil, esse mesmo patamar só foi atingido na Bacia de Campos depois de 15 anos de produção comercial.
Para celebrar o grande resultado, o presidente da Companhia, Pedro Parente, a diretora executiva de Exploração e Produção, Solange Guedes, e o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia, Roberto Moto, embarcaram no FPSO Cidade de Itaguaí, instalado na área de Iracema do Norte, no pré-sal da Bacia de Santos, para participar de uma solenidade em comemoração ao patamar atingido. Na ocasião, eles homenagearam alguns dos pioneiros da descoberta e do desenvolvimento do pré-sal, em reconhecimento à contribuição dos outros milhares de colaboradores que tornaram essa marca possível.
Fonte: Agência Petrobras