Petros lança refinanciamento dos empréstimos em até 240 meses

A Petros lançou em seu portal as regras para o refinanciamento de empréstimos da Fundação. A medida entrará em vigor, a partir do dia 17 de abril, e atenderá os participantes ativos, aposentados e pensionistas do Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados (PPSP-R) e do Plano Petros do Sistema Petrobras-Não Repactuados (PPSP-NR), que estiverem contribuindo para o equacionamento do déficit acumulado até 2015. Esse público poderá refinanciar seu empréstimo e estender o prazo para pagamento para até 20 anos, o dobro do tempo permitido atualmente.

O objetivo dessa medida é ajudar os participantes a se adaptarem à cobrança das contribuições extras necessárias para o equacionamento. Os participantes terão até um ano, até 17 de abril de 2019, para solicitar o refinanciamento. Só poderão ser refinanciados os empréstimos solicitados até 28 de fevereiro de 2018, na modalidade ‘Limitado à Reserva’. A medida só poderá ser aplicada uma única vez para cada contrato. Quem já solicitou a suspensão dos pagamentos, só poderá solicitar o refinanciamento após o término do período de suspensão.

Vale destacar que o contrato refinanciado fica sujeito às mesmas taxas aplicadas ao contrato original, ou seja, juros de 0,59% + IPCA ao mês.

REGRAS PARA REFINANCIAMENTO:

• Exclusivo para participantes do PPSP-R e do PPSP-NR que contribuem para o equacionamento

• Precisa ser solicitado pelo participante, por meio do Portal Petros

• É temporário, ficará disponível para os participantes durante 12 meses

• Só vale para empréstimos solicitados até 28/2/2018

• Será permitido apenas um refinanciamento por contrato de empréstimo

• Prazo de pagamento de até 240 meses, dependendo da idade do participante

• Válido apenas para a modalidade “Limitado à Reserva”, não estando disponível para empréstimos “Acima da Reserva”

• Participantes com contratos refinanciados poderão solicitar novos empréstimos, caso tenham margem consignável

• Empréstimos com pagamentos em atraso também podem ser refinanciados

• Quem pediu suspensão poderá solicitar o refinanciamento quando a suspensão terminar.

COMO SOLICITAR:

Para pedir o refinanciamento, o participante deve acessar a área restrita do portal, informando matrícula e senha. Em seguida, deve clicar na seção “Empréstimos”, depois, em “Solicitação de Empréstimo” e em “Condições Especiais para o Público do Equacionamento”. A lista de todos os contratos de empréstimo do participante vai aparecer na tela. Basta selecionar o contrato, clicar em “Refinanciar”, simular as condições possíveis e confirmar o refinanciamento. Se desejar refinanciar mais de um contrato, a operação deverá ser repetida.

Quem tiver esquecido matrícula e/ou senha, deve ir para “Esqueci a matrícula” e/ou em “Esqueci ou não tenho senha”. Se não possuir e-mail cadastrado na Petros, é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Acesse aqui o passo a passo da solicitação do refinanciamento.