Petros: Informações importantes sobre o Imposto de Renda

Ontem (12/07), a Petros fez algumas observações aos participantes que estão identificando pendência à previdência complementar na declaração de Imposto de Renda e já está tratando sobre o assunto. A Fundação pede aos participantes que aguardem as orientações em como proceder.

Três principais situações foram destacadas pela Fundação:

  • Duas situações referem-se às contribuições relativas ao IR 2020 (ano-calendário 2019) e ao IR 2021 (ano-calendário 2020). Nos dois casos, a pendência identificada por alguns participantes decorre da diferença entre as datas de retenção e repasse das contribuições pelos participantes pela Petros. Os valores informados ao Fisco pela Fundação e pelas empresas podem gerar divergência, embora seja um procedimento – apresentar as informações à Receita Federal – em conformidade com a legislação vigente. No caso do IR 2020 (ano-calendário 2019), os participantes que identificaram pendência já foram orientados a fazer a justificativa. Quanto ao IR 2021 (ano-calendário 2020), estão sendo finalizados os ajustes necessários para que os participantes que caíram na malha fina deste ano também possam fazer a justificativa.
  • A terceira situação diz respeito a um grupo de participantes que possui liminar autorizando a dedução no IR das contribuições extraordinárias relativas ao plano de equacionamento. Neste caso também, a Petros está trabalhando para dar o tratamento correto a situação e em breve os participantes receberão orientações em como proceder.