A Petros divulgou em seu portal que a operação de venda das ações que detinha na CPFL Energia, vinculadas ao Acordo de Acionistas, foi concluída no dia 23 de janeiro e gerou a entrada de R$ 668,3 milhões no caixa da Fundação. Com a efetivação do negócio, foram alienadas 26.194.602 ações, proporcionais à participação societária de 2,57% da Petros na companhia de energia. Com a entrada desses recursos, o Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP), de Benefício Definido, terá liquidez já que concentrava cerca de 80% dos papéis que foram vendidos.
Vale ressaltar que a Petros ainda tem ações livres da CPFL, por meio do Energia São Paulo FIA (Fundo de Investimentos em Ações), do qual a Fundação detém 22,78% das cotas. Segundo regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e BM&F Bovespa, em função da transferência do controle da CPFL para a State Grid, terá que ser realizada uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) da totalidade das ações não vinculadas ao Acordo de Acionistas.
A proposta apresentada pela Diretoria de vender a participação na companhia de energia foi aprovada pelo Conselho Deliberativo, instância máxima de governança da Petros, em setembro do ano passado.
Fonte: Portal Petros