Petros anuncia recebimento de documentos por e-mail

A Petros divulgou em seu Portal que, como parte das medidas para proteger os participantes e evitar a disseminação do coronavírus, passará a receber por e-mail os pedidos de concessão de benefícios e também o Termo de Opção, documento em que o participante ativo que é desligado da empresa precisa definir se seguirá no plano e em qual condição. Com esta iniciativa, a Petros busca evitar a necessidade de deslocamento dos seus participantes até uma agência dos Correios durante a pandemia.

Vale destacar que o recebimento dos documentos por e-mail está disponível para os planos Petros do Sistema Petrobras Repactuados (PPSP-R) e Não Repactuados (PPSP-NR), do PPSP-R Pré-70, do PPSP-NR Pré-70 e do Petros-2 (PP-2). A previsão é que a medida seja ampliada para os demais planos nos próximos dias.

Concessão de benefícios

No caso de aposentadoria, os participantes dos planos PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70, PPSP-NR Pré-70 e PP-2 já podem fazer a solicitação pelo Portal Petros, na Área do Participante, no menu à esquerda, em “Autoatendimento”, “Pedido de concessão de aposentadoria”.

Os pedidos de concessão de benefícios enviados pelo e-mail benefícios@petros.com.br devem conter o formulário correspondente – pensão, auxílio-doença ou pecúlio, por exemplo. Para os participantes, os formulários estão disponíveis no Portal Petros, na Área do Participante , no menu à esquerda, em “Autoatendimento”.

Já beneficiários devem usar os formulários disponíveis aqui no Portal Petros, na área pública, em “Serviços”,  Benefícios”, “Para beneficiários”. Clique aqui para buscar o documento. Confira mais informações sobre os benefícios de pensão e de pecúlio também aqui no portal, em “Serviços”, na área de “Pensionistas”.

O formulário deve ser preenchido, datado e assinado. É preciso ficar atento ainda para o envio de outros documentos exigidos no processo, como carteira de identidade e CPF, por exemplo. Os documentos deverão ser enviados nos formatos JPEG, PDF ou TIFF. Podem ser cópias escaneada sou fotos feitas pelo celular, desde que com boa nitidez. Fique atento ao tamanho dos arquivos: o limite para envio é de 25 MB (megabytes).

Termo de Opção

No caso de desligamento da empresa, o participante receberá da Petros o “Termo de opção por instituto” por e-mail. O documento apresenta as quatro alternativas — autopatrocínio, benefício proporcional diferido(BPD), resgate e portabilidade — e os valores correspondentes a cada opção. O Termo de Opção precisa ser preenchido, datado e assinado pelo participante. E tem que ser enviado à Petros pelo e-mail benefícios@petros.com.br dentro do prazo estabelecido no documento.

Em caso de dúvidas, acesse o chat online, pelo portal ou aplicativo, ou envie sua mensagem para o “Fale conosco”.

Fonte: Portal Petros