A Petrobras divulgou no dia 11 de maio os resultados do primeiro trimestre da Companhia. O lucro líquido atingiu R$ 4,4 bilhões no período, revertendo o prejuízo registrado no trimestre do ano anterior. Apesar da menor demanda por derivados no mercado brasileiro, esse resultado reflete o seu destacado desempenho operacional.
Esse bom desempenho foi alcançado por meio de menores gastos com importação de petróleo e derivados, em função da maior participação do óleo nacional na carga processada e da maior oferta de gás natural nacional, assim como menores despesas com vendas, gerais e administrativas. E mais: teve redução de despesas financeiras líquidas e dos menores gastos com baixas de poços secos/subcomerciais.
Em termos operacionais, a Petrobras registrou a produção total de petróleo e gás natural de 2.805 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). Foram produzidos 2.248 mil barris por dia (bpd) de petróleo, sendo 2.182 mil bpd no Brasil, 10% acima de primeiro trimestre de 2016.
Com maior geração operacional e a redução de investimentos em 34% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a companhia alcançou o fluxo de caixa livre de R$ 13,4 bilhões. O primeiro trimestre de 2017 foi o oitavo trimestre consecutivo de fluxo de caixa livre positivo, demostrando o compromisso da Petrobras com a disciplina de capital. Em função do Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), o efetivo de pessoal da companhia em 31 de março de 2017 foi de 65.220 empregados, uma redução de 17% em comparação ao mesmo período em 2016.
Leia a nota da Petrobras na íntegra aqui.
Fonte: Agência Petrobras