Petros enviará contracheque digital

A Petros divulgou por e-mail que deu início à implementação do contracheque digital, a partir do mês de maio. Todos os aposentados e pensionistas receberão o demonstrativo de pagamento também por e-mail. O envio será feito até dois dias úteis antes de o dinheiro ser depositado na conta.

Com o acesso ao contracheque facilitado, a iniciativa tem o objetivo de reduzir os custos da Petros e zelar pelo patrimônio dos participantes. Gradativamente, a versão impressa deixará de ser enviada pelos Correios, assim como já é feito por outros fundos de pensão.

Para que todos tenham tempo de se adaptar à mudança, a substituição da versão em papel pelo digital será feita aos poucos. Neste momento, a suspensão do envio foi feita somente para os participantes que ser aposentaram a partir de 2014 e os participantes ativos que já se aposentaram pelo INSS e recebem o benefício por meio da Petros. Por enquanto, os aposentados e pensionistas continuarão a receber as duas versões, digital e impressa.

Além de garantir mais eficiência na gestão de recursos, essa mudança está em linha com as boas práticas de responsabilidade social, devido à redução do consumo de papel. Ano passado, a Fundação foi responsável pela impressão de 850 mil folhas de contracheque, o que gerou um gasto de R$1,2 milhão. E mais: na última pesquisa de opinião, 67% dos participantes responderam que preferem receber informações por meio digital.

Como acessar o contracheque?
O link de acesso ao contracheque será enviado para o e-mail que o participante cadastrou na Petros. As informações vão bloqueadas e só aparecem mediante digitação da matrícula e senha Petros ou de outros dados pessoais que serão solicitados para quem não tiver senha. Além dessa opção por e-mail, os aposentados também podem consultar seu demonstrativo de pagamento no Portal Petros: basta acessar a “Área do Participante”, com login e senha. O valor líquido do pagamento também pode ser consultado por telefone, na Central de Relacionamento 0800 0253545, escolhendo a opção “serviços automatizados”.

Como cancelar o recebimento do contracheque impresso?
Quem quiser cancelar imediatamente o recebimento da versão impressa poderá fazer essa opção no Portal Petros. É preciso acessar a “Área do Participante”, clicar em “Dados Cadastrais” e, depois, em “Opções de correspondência”.

IMPORTANTE: mantenham o cadastro do e-mail atualizado, que pode ser feito na ‘Área do Participante’, no Portal Petros. Basta clicar no botão “Dados Cadastrais”, disponível no topo da página, depois em “Meios de Comunicação” e, em seguida, em “Incluir e-mail”. O e-mail também pode ser atualizado por meio da Central de Relacionamento (0800 025 35 45).

Fonte: Petros