Operação Greenfield denuncia 13 por fraudes com recursos da Petros e Postalis

A Força Tarefa (FT) Greenfield denunciou, no dia 3 de abril, 13 pessoas por fraudes milionárias praticadas no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Trendbank. O esquema foi financiado por aportes com recursos dos Fundos de Pensão Postalis e Petros. As investigações revelaram a participação de outras pessoas ligadas aos bancos Finaxis, Planer e Santander, e ao grupo empresarial Rock. A denúncia aponta crimes contra o sistema financeiro, gestão temerária, fraudulenta, desvio de recursos e a emissão de duplicatas simuladas.

Os procuradores da Greenfield pedem, além das condenações dos envolvidos, o pagamento de mais de R$ 560 milhões a título de reparação econômica e moral às vítimas participantes dos fundos de pensão. O valor é equivalente ao triplo dos aportes realizados nas operações criminosas.

Além dos executivos das gestoras também foram denunciados os ex-dirigentes dos fundos – figuras carimbadas indicadas pelo PT e MDB – e Assad, também investigado pela Lava Jato. Confira a lista:

Rol de denunciados:
Adilson Florêncio da Costa
Alexej Predtechensky
Ricardo Oliveira Azevedo
Wagner Pinheiro de Oliveira
Luiz Carlos Fernandes Afonso
Newton Carneiro da Cunha
Mauricio França Rubem
Marcelo Andreetto Perillo
Adolpho Julio da Silva Mello Neto
Adir Assad
Edilberto Pereira
Carlos Arnaldo Borges de Souza
Marco Aurélio da Nóbrega

Fonte: Site do MPF/DF