Obesidade: cuidar do peso é cuidar da saúde

Em 11 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas apresenta excesso de peso no mundo. No Brasil, segundo dados do IBGE, estima-se que, pelo menos, 15% da população sofra com obesidade, o que já se tornou um problema de saúde pública.

Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade pode ser ocasionada por fatores nutricionais, fisiológicos, genéticos, comportamentais, psiquiátricos e psicológicos.

Entre os maiores riscos da obesidade, podemos citar pressão alta, diabetes, AVC e colesterol aumentado, entre outros. Além disso, o excesso de peso pode levar a um cansaço intenso, limitação de movimentos e dores nas pernas e na coluna.

Previna-se

Para evitar ou reverter a obesidade, é preciso, antes de mais nada, se conscientizar de que é preciso mudar o estilo de vida e adotar hábitos saudáveis. O primeiro passo é fazer uma reeducação alimentar, com uma dieta equilibrada e rica em legumes, frutas e verduras.

A prática regular de exercícios físicos também é fundamental para queimar as calorias extras. O ideal é mesclar atividades aeróbicas com exercícios de fortalecimento muscular para ganhar resistência.

O mais importante é se cuidar sempre. Fique atento a mudanças de peso, mantenha uma dieta saudável e pratique atividades físicas com frequência. Com esses simples cuidados, sua saúde e seu peso ficarão em dia.