Novembro Azul: cuidado sem preconceitos

Novembro está chegando azul para conscientizar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata, segundo tumor mais incidente no homem e que ainda mata cerca de 20% dos pacientes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão é que, em 2018, cerca de 68 mil casos da doença sejam registrados.

Embora a doença possa parecer distante da realidade de muitos homens, ela existe. E muitas vezes porque, mesmo com tantas campanhas de prevenção, ainda há muito preconceito em relação aos exames. Por isso, é preciso alertar e se conscientizar. Afinal, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maior a chance de cura.

O que é a próstata?

Pequena glândula do sistema reprodutor masculino que envolve o canal da uretra, a próstata se localiza abaixo da bexiga e tem a função de produzir um líquido que compõe o sêmen e nutre e protege os espermatozoides. Como a próstata vive em constante renovação e sob efeito da testosterona, qualquer disfunção pode gerar células alteradas que se multiplicam fora de ordem e podem formar um nódulo cancerígeno. De forma geral, ele cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem ameaçar a saúde. Em outros casos, pode crescer rapidamente, inclusive se espalhando para outros órgãos. Por isso, a palavra de ordem é prevenção.

Não fumar, beber com moderação, manter-se no peso ideal, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, com pouca gordura, ajudam a evitar o câncer de próstata. Mas lembre-se de que o acompanhamento médico também é fundamental. A partir dos 50 anos, faça visitas regulares ao urologista. Já os descendentes da raça negra ou homens que possuem parentes de primeiro grau que já tiveram a doença devem começar a fazer os primeiros exames aos 45 anos, pois fazem parte do grupo de risco.

Outros fatores que podem contribuir para o surgimento da doença são tabagismo, grande consumo de cálcio, obesidade, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), histórico de prostatite (inflamação na próstata) e ter feito vasectomia antes dos 35 anos de idade.

Exames diferenciados

Existem diversos tipos de exames que ajudam a diagnosticar o câncer de próstata, mas os dois mais conhecidos são: PSA (teste de sangue que mede a quantidade de proteína produzida pela próstata) e toque retal (que avalia tamanho, forma e textura das partes posterior e lateral da glândula).

Como os sintomas da doença podem demorar a se manifestar, os exames preventivos se fazem ainda mais necessários para evitar sua descoberta em estágio avançado. Geralmente, quando alguns sinais começam a aparecer, como dor óssea, sangue na urina e dor ao urinar, é porque cerca de 95% dos tumores já estão avançados.

Cuide-se! Previna-se! E viva mais e melhor…