Internet com Responsa +60: um guia para terceira idade

Atualmente, existem cerca de 25 milhões de pessoas com mais de 60 anos no mundo, e 66% deles usam a internet e 45% afirmam fazer compras online. Segundo pesquisa do Instituto Nielsen IBOPE, dentre os idosos brasileiros o tempo de uso da internet é 74,4% maior que entre os jovens. O Facebook é a rede favorita desse público, com 95% dos entrevistados dizendo ter conta e fazer uso do site. O Linkedin aparece em segundo, com 23% e o Instagram em terceiro com 19%.

Na faixa dos 60 anos, 98% afirmaram saber usar a internet. Os números caem um pouco com o aumento da idade: 81% na faixa dos 70 anos, 41% na de 80 anos, e 15% entre os entrevistados com mais de 90 anos.

Com esse número crescente de usuários crescem também as dúvidas sobre como utilizar a rede de forma responsável e segura. Atentos à essa nova realidade, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br) e SaferNet Brasil, lançaram o guia ‘Internet com Responsa +60’ para falar sobre os cuidados e responsabilidades no uso da internet.

O guia tem como objetivo responder a todas as perguntas com as principais dúvidas desse público e traz dezenas de recomendações sobre como usar a internet com segurança. O arquivo está em formato PDF e pode ser baixado no computador gratuitamente, clicando aqui. Se desejar, é possível imprimir o guia em impressora para consultas futuras.

Assista também ao vídeo explicativo do guia aqui.