Fim do horário de verão: como adaptar o seu corpo à mudança

Quem vive nos dez estados e no Distrito Federal deve atrasar os ponteiros em uma hora à 0h do domingo, dia 17 de fevereiro. É o fim do horário de verão.

Apesar de parecer uma pequena mudança, a alteração do horário pode afetar o funcionamento do organismo e impactar o nosso bem-estar e a saúde. Isso porque as pessoas acham que ganham uma hora, perdem o controle do horário do sono e acabam dormindo menos de sábado para domingo e de domingo para segunda.

Mas como fazer para adaptar o ritmo do corpo que está desde 4 de novembro de 2018 com dias que amanhecem e anoitecem uma hora depois? O primeiro passo é adaptar o corpo aos poucos à mudança de horário, antecipando o momento de dormir dia a dia. Confira outras dicas:

  • Evite programar muitas coisas para fazer à noite no fim de semana e procure escurecer a casa para estimular o sono precoce.
  • Desligue os aparelhos eletrônicos, como TV, computador e celulares. Uma alterativa é instalar aplicativos no celular e no computador para diminuir a luz da tela do celular e do computador.
  • Atividades físicas à noite ativam o sistema nervoso central e dificulta a chegada do sono mais cedo.
  • Adiante em uma hora a última refeição, que deve ser leve e feita duas horas antes de dormir.