Eleições 2018: um guia prático para o dia da votação

No próximo domingo, dia 28 de outubro, eleitores de todo o Brasil vão às urnas para votar nos próximos representantes para os cargos de Presidente da República e, em alguns estados, Governador. Mas para garantir uma votação tranquila e sem estresse, fique atento às nossas dicas.

Horário

O horário de votação será entre 8h e 17h. Programe-se para não chegar atrasado.

Quem vota

O voto é obrigatório para pessoas alfabetizadas que tenham entre 18 e 70 anos. Para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens com 16 ou 17 anos, o voto é facultativo.

Onde votar

Antes do dia da votação, verifique, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se sua zona eleitoral continua ativa. Para fazer a consulta, clique no link abaixo e preencha o formulário com os dados solicitados.

http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

Documentos para votação

Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto. São aceitos:

– E-título do eleitor que já tenha feito a coleta dos dados biométricos

– Carteira de identidade

– Passaporte

– Carteira Nacional de Habilitação

– Carteira de Trabalho

– Certificado de Reservista

Título de eleitor cancelado

Alguns eleitores podem estar com seus títulos cancelados devido a algumas irregularidades. Para verificar o status do seu título, acesse o site do TSE e clique em Situação Eleitoral. A regularização só poderá ser feita a partir de 5 de novembro, após o encerramento do período eleitoral.

Cola eleitoral

Para agilizar a votação, leve os números anotados em um papel. Assim, você não correrá o risco de errar nem esquecer os números dos seus candidatos.

Aparelhos eletrônicos

É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo e outros aparelhos eletrônicos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses equipamentos devem ficar na mesa ou em local de escolha de eleitor.

Necessidades especiais

Pessoas com deficiência ou mobilidade limitada têm direito a levar um acompanhante para auxiliar na votação.

Boca de urna

No dia da eleição, constitui crime usar alto-falantes ou amplificadores de som, promover comícios ou carreatas e fazer propaganda de partidos políticos ou candidatos. Por outro lado, é permitido fazer manifestação individual e silenciosa com bandeiras, broches e adesivos.

Justificando o voto

Se estiver fora da sua cidade, justifique sua ausência. Para isso, compareça a um local de votação, entre 8h e 17h, munido de título, documento oficial de identificação com foto e formulário preenchido. Quem não puder justificar o voto no dia da eleição, terá até 60 dias para regularizar a situação. Basta comparecer a um cartório eleitoral com documento que justifique a ausência.

Fonte: www.idec.org.br