Cuide da sua saúde auditiva

Quando falamos de saúde preventiva, logo vem à mente os cuidados para evitar problemas cardiológicos, respiratórios e articulares, entre outros. Mas você já percebeu que poucos pensam na saúde auditiva? Muitas vezes, isso acontece porque as pessoas só prestam atenção no aparelho auditivo quando aparece alguma alteração, como zumbidos, estalos e perda da audição.

Para conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde auditiva, foi criado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, comemorado em 10 de novembro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos e cerca de 20% da população total do país sofre com problemas de zumbido, o que significa em torno de 30 milhões de pessoas. Hoje, a surdez é uma das deficiências mais comuns entre os brasileiros.

A deficiência auditiva pode se desenvolver de diferentes formas. Uma delas é a genética, possível de ser detectada ainda nos primeiros dias de vida por meio do Teste da Orelhinha, exame rápido e indolor que ajuda a identificar possíveis problemas auditivos no bebê.

Já na terceira idade, a perda acontece devido ao envelhecimento natural dos órgãos. O problema torna-se mais perceptível após os 65 anos de idade. Mas, se antes, a deficiência auditiva era considerada a maior causa de isolamento social, atualmente, com a evolução dos tratamentos e dos aparelhos auditivos, os pacientes recuperam sua qualidade de vida.

Porém, a causa mais comum da surdez é a exposição exagerada a ruídos diariamente. Nas grandes cidades, por exemplo, a poluição sonora está por todos os lados: no transporte público, no tráfego, no ambiente de trabalho e, até mesmo, em casa. Há ainda um agravante: os fones de ouvido em volume muito alto. Por mais que nosso cérebro tenha se adaptado a tantos barulhos, as estruturas do ouvido não passam ilesas. Mas, com pequenos cuidados básicos, é possível evitar boa parte dos problemas auditivos. Confira algumas dicas:

– Evite ouvir som alto por mais de 8 horas por dia.

– Cultive hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e alimentação balanceada.

– Inclua em seu cardápio frutas ricas em potássio, mineral responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos.

– Uma vez ao ano, visite o otorrinolaringologista e faça uma avaliação auditiva.

Atualmente, com tanta poluição sonora, a prevenção e a redução da exposição dos ouvidos a riscos desnecessários são essenciais para manter uma audição saudável.