Coronavírus: cuidados essenciais na hora de viajar

Estamos em plena pandemia e decididamente não é o melhor período para aquela viagem dos sonhos. Mas se a sua ideia é fazer as malas para dar apenas uma inocente escapadinha da realidade e mudar de paisagem após meses de confinamento, considere fazer viagens curtas e aderir a boas práticas para não desembarcar contaminado no passeio, nem trazer o coronavírus de souvenir na volta. Preparamos algumas dicas para a hora de pegar a estrada.

– Primeiramente, avalie se este é realmente o momento ideal para ser feita a viagem, principalmente se você é uma pessoa do grupo de risco e se está realmente seguro para fazer o passeio.

– Quer mais segurança? Vá sempre no sentido oposto ao da maioria das pessoas, evite finais de semana e feriados, e horários de picos nos locais.

– Atenção que as viagens longas são mais arriscadas na medida em que podem exigir mais paradas pela estrada ou uma longa permanência em aviões, aumentando a probabilidade de você encontrar pela frente um viajante contaminado pelo coronavírus.

– No caso de hotéis, o pacote básico para receber um turista com segurança é exigir que os hóspedes usem máscaras o tempo inteiro dentro de suas instalações, tirando-as apenas quando estiverem sentados à mesa para comer. E dar todas as condições para que os visitantes mantenham a distância (mais) segura de 1 a 2 metros entre si, com acesso fácil ao álcool gel em todas as áreas. E isso sem contar treinamento para os funcionários e esquema severo de higienização dos ambientes.

– O meio de transporte ideal seria o seu carro, de preferência dirigindo diretamente ao seu destino, evitando paradas. Mas, se for necessário parar, então desça do veículo com máscara e use o álcool em gel ao voltar. Entidades internacionais recomendam ainda que você mantenha lenços no porta-luvas para higienizar as maçanetas, o painel e o volante.

– Qual o pior meio de transporte? O ônibus, porque você ficará em um ambiente fechado com várias pessoas por um bom tempo. Mas e o avião? Os potentes filtros das aeronaves captam até 99% de micro-organismos no ar. E, hoje em dia, muitas companhias já estão adotando medidas extraordinárias. A cada 3 minutos, o ar a bordo está renovado. O problema são as escalas nos aeroportos e as longas filas de espera.

– Se antes você não podia esquecer os óculos de sol, modelitos de praia e sapatos confortáveis, o enxoval de férias agora é outro. Calcule, conforme a duração de sua estadia fora, a quantidade de lenços de higiene ou frascos de álcool em gel que precisará levar na bagagem, além de uma coleção de máscaras (que precisam ser trocadas a cada duas ou três horas) e o termômetro.