Conselho da Petros aprova venda da participação na CPFL Energia

petros 10

O Conselho Deliberativo da Petros aprovou a proposta da Diretoria Executiva de venda da participação da Fundação na CPFL Energia no dia 23 de setembro. Atualmente, a Petros possui 22,78% das quotas do Energia São Paulo FIA (Fundo de Investimentos de Ações), que integra a estrutura societária da CPFL. A participação corresponde, indiretamente, a 3,39% das ações da companhia de energia.

Com a venda das ações vinculadas ao Acordo de Acionistas, entrarão no caixa da Petros aproximadamente R$ 675 milhões, valor proporcional à participação da Fundação no Fundo Energia São Paulo. Os recursos vão gerar liquidez para o Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP), de Benefício Definido, que concentra em sua carteira cerca de 80% do investimento no ativo. Com a mudança do controle da CPFL, posteriormente, será obrigatoriamente realizada uma Oferta Pública de Ações (OPA), segundo regras da CVM e BM&F Bovespa. Esta oferta incluirá o restante da participação societária do Fundo não vinculada ao Acordo de Acionistas, o que poderá gerar mais R$ 214 milhões para Petros.

A decisão pela venda foi tomada com base em análise econômico-financeira da companhia e no desempenho das ações. De acordo com essas avaliações, o valor ofertado pela State Grid, empresa chinesa que já havia negociado a compra das participações dos outros dois acionistas da CPFL Energia, superou em cerca de 40% o preço médio das ações negociadas na Bolsa de Valores no período de 12 meses – julho de 2015 a junho de 2016. A aprovação da venda foi acompanhada de voto favorável dos demais cotistas do Fundo, que também optaram pela venda conjunta das ações.

Fonte: site Petros