Colesterol: o segredo é o equilíbrio

Substância gordurosa naturalmente encontrada nas células do organismo, o colesterol é fundamental para nossa vida, pois desempenha diversas funções essenciais à boa saúde. Além de ser componente estrutural das membranas celulares, é precursor da Vitamina D, atua na produção dos ácidos e sais biliares e é necessário para a produção de hormônios, entre eles testosterona, estrógeno e cortisol.

O problema acontece quando o colesterol circula em excesso pelos vasos sanguíneos, não sendo aproveitado pelas células. Hoje, o colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, é fundamental se cuidar, seguindo uma dieta pobre em gorduras e praticando exercícios físicos regularmente.

Você sabia que o colesterol tem diferentes tipos? Entenda cada um deles:

HDL: conhecido como colesterol bom, é o único que deve se manter alto na corrente sanguínea. É produzido pelo próprio organismo, sendo fundamental para o perfeito funcionamento do corpo.

LDL: o colesterol ruim deve estar sempre dentro do nível de referência. Em excesso, ele se prende às paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura e dificultando a passagem do sangue.

VLDL: proteína responsável por transportar os triglicerídeos. Acima dos níveis permitidos, ele também pode contribuir para doenças cardiovasculares.

Total: é a soma do HDL, do LDL e do VLDL. Ter o colesterol total alto também representa risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Quer manter sua taxa de colesterol em dia? Conheça alguns alimentos que ajudam a equilibrar essa substância em seu organismo:

Vegetais: retardam o envelhecimento e mantêm as artérias flexíveis e saudáveis, reduzindo o risco de ataques cardíacos.

Azeite: esse excelente anti-inflamatório ajuda a diminuir o colesterol LDL.

Salmão: ótima fonte de ômega 3, reduz o risco de doenças cardíacas, depressão e distúrbios cognitivos.

Chá verde: além de combater o envelhecimento, previne os altos índices de colesterol LDL.

Leguminosas: retardam a absorção do colesterol, e contêm antioxidantes e minerais benéficos para a circulação do sangue saudável.

Alho: ajuda a reduzir o colesterol, previne coágulos, reduz a pressão arterial e protege contra infecções.